Marcelo Odebrecht descarta delação e diz ser "provável" ter falado com Lula e Dilma sobre Petrobras

Publicado em 01/09/2015 13:18

logo mini reuters noticias

(Reuters) - O empresário Marcelo Odebrecht, preso no âmbito da operação Lava Jato, descartou nesta terça-feira em depoimento à CPI da Petrobras fazer um acordo de delação premiada ao dizer que não vai "dedurar" pessoas no processo, e disse que ser "provável" que tenha conversado com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a petroleira.

Indagado por um parlamentar da comissão sobre um possível acordo de delação premiada, o empresário disse que para "dedurar é preciso ter o que dedurar", acrescentando que tem valores morais contrários a entregar as pessoas.

"Primeiro, para alguém dedurar, ele precisa ter o que dedurar. Esse é o primeiro fato. Isso acho que não ocorre aqui. Segundo, acho que é uma questão de valor moral", afirmou.

No depoimento, o empresário disse ainda que provavelmente teve "conversas republicanas" com a presidente sobre a estatal. A respeito de Lula, disse ser "provável e mais do que natural" terem falado a respeito da petroleira.

"Você está falando de duas das maiores empresas brasileiras, que têm uma relação muito forte em diferentes setores, e é provável que se eu encontrar com uma amigo, um empresário, um político, qualquer um, venha à tona o tema Petrobras e o tema Odebrecht", disse o executivo a parlamentares em Curitiba, onde está preso há quase três meses por acusações de envolvimento em esquema bilionário de corrupção.

"É mais do que natural e provável que com qualquer pessoa esse tema venha. Não me lembro especificamente de nenhuma conversa específica, mas é provável", acrescentou.

Marcelo Odebrecht é uma das figuras empresariais e políticas de maior destaque envolvidas no escândalo de corrupção na Petrobras, no qual empreiteiras superfaturaram obras em troca de pagamento de propinas.

O empresário se recusou a responder diversas perguntas de deputados alegando que o conteúdo constará de sua defesa contra as acusações, às quais disse não ter tido acesso total até o momento.

Segundo ele, a Odebrecht tem sofrido durante o processo deflagrado pela Lava Jato, mas permanece firme.

"Não resta a menor dúvida que nesse processo todo que existe, obviamente, a empresa sofre. Projetos eventualmente não são iniciados", disse.

"Mas fora a questão de que poderíamos estar gerando muito mais empregos ou preservando muito mais empregos, eu posso garantir que a empresa continua absolutamente sólida.

(Texto de Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário