Presidentes de BCs pedem aos EUA definição sobre juros

Publicado em 12/10/2015 11:15

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) tem levado autoridades de mercados emergentes a enfrentar crises repetitivas de volatilidade em suas moedas e de fluxos de capital, bem como a se preocuparem com as dívidas de seus países. Alguns formuladores de políticas, diante dessa incerteza, entregaram uma mensagem aos americanos, enquanto autoridades estavam reunidas na capital peruana para o encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI): "Por favor, parem com a indecisão".

"Adiar o aumento não vai resolver a situação", disse Sukhdave Singh, vice-presidente do Banco Negara Malaysia. "Se o problema é que os mercados emergentes assumiram muitas dívidas, haverá um dia de ajuste de contas. Atrasar a alta da taxa de juros não necessariamente resolve esse problema."

Os receios do Fed consumiram economias emergentes nos últimos dois anos, depois de um período de estímulo monetário sem precedentes. Mas muitas autoridades na reunião do FMI, que terminou ontem (11), disseram que preferem a certeza agora à agonia da espera. Autoridades do Fed, após anos de apelos para adiar a elevação da taxa, dizem que estão agindo com cautela.

Leia a reportagem completa no site da revista Época

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Época com informações do Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    As economias emergentes em vez de ficarem atras de FED..deveriam tomar decisões em suas economias que resolvam os seus problemas em vez de jogarem a culpa nos outros ou esperarem que o FED resolva..ora o FED busca resolver o problema dos americanos...no Brasil estamos nos espelhando na forma cubana..aregentina...boliviana..e venezuelana de resolver...sabe onde vamos ...pro burraco...ainda bem que o homi do mogno de jaboticabal SP vai resolver...

    0