Ações chinesas têm maior queda desde agosto com investigação de corretoras

Publicado em 27/11/2015 06:32

logo mini reuters noticias

Por David Lin e Kazunori Takada

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas recuaram mais de 5 por cento nesta sexta-feira em sua maior queda diária desde a forte desvalorização vista em agosto, após a Reuters noticiar que o regulador do mercado acionário ampliou sua investigação sobre corretoras para incluir a quarta maior do país.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 5,38 por cento, para 3.556 pontos. O índice de Xangai recuou 5,48 por cento, para 3.436 pontos. Ambos tiveram suas maiores quedas em um dia desde o final de agosto, no auge da forte desvalorização do mercado.

A queda acentuada na parte final do pregão destaca a volatilidade dos mercados chineses antes de uma decisão esperada do Fundo Monetário Internacional (FMI) na segunda-feira sobre a inclusão do iuan em sua cesta de divisas internacionais.

A China Haitong Securities está sob investigação pela comissão regulatória da China, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto à Reuters, seguindo duas outras investigações similares de corretas domésticas.

Pouco se sabe sobre as razões específicas das investigações, mas o analista do Cinda Securities Gu Yongtao disse que o órgão regulador pode estar tentando ter um controle melhor sobre as operações alavancadas após uma bolha do mercado ter estourado há poucos meses.

A comissão reguladora não respondeu imediatamente aos pedidos da Reuters por comentários.

 

Investigação sobre corretoras na China guia queda de bolsas da Ásia


Por Hideyuki Sano e Nichola Saminather

TÓQUIO/CINGAPURA (Reuters) - As bolsas de valores da China despencaram nesta sexta-feira, pressionando outros mercados acionários da Ásia, em meio a uma nova investigação sobre corretoras de valores no país e fracos resultados corporativos de grupos industriais.

As vendas de ações se intensificaram nos mercados acionários da China, com o índice de Xangai e o CSI300 caindo mais de 5 por cento e fechando a sessão com o maior recuo em um único dia em mais de três meses. Na semana, os índices acumularam perdas de mais de 5 por cento.

Isso contribuiu para o desempenho negativo do índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 7h51 (horário de Brasília) recuava 1,27 por cento, acumulando perda na semana de cerca de 1,5 por cento.

O índice japonês Nikkei devolveu os ganhos de mais cedo na sessão e encerrou as operações com queda de 0,3 por cento. Na semana, o mercado de Tóquio ficou estável.

O regulador do mercado da China pediu às corretoras domésticas para pararem de financiar compras de ações de clientes através de swaps e outros contratos de balcão, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto à Reuters. O movimento é o mais recente tomado pelo país para reduzir o risco de financiamento alavancado em seus mercados acionários após a forte desvalorização ocorrida mais cedo neste ano.

Além disso, a Haitong Securities está sob investigação pelo órgão regulador chinês, disseram as fontes, em uma ação que segue investigações em outras duas corretoras domésticas. A medida acontece na esteira de investigações envolvendo a CITIC Securities e a Guosen Securities, duas das maiores rivais da Haitong.

Mais um fator que pesou sobre a confiança dos investidores nesta sexta-feira foi a divulgação de dados que mostraram que os lucros das companhias industriais chinesas caíram 4,6 por cento em outubro, quinto mês consecutivo de declínio.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,30 por cento, a 19.883 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,87 por cento, a 22.068 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 5,48 por cento, a 3.436 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 5,38 por cento, a 3.556 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,08 por cento, a 2.028 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,02 por cento, a 8.398 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,89 por cento, a 2.859 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,16 por cento, a 5.202 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário