Na FOLHA: País pode ter recessão inédita, diz estudo do Credit Suisse

Publicado em 05/02/2016 17:55
LEIA TAMBÉM: Milicianos do PT resolvem intimidar PF, MPF, MPE e Justiça. Exigem a inimputabilidade de Lula, no blog de REINALDO AZEVEDO, de VEJA.COM

A economia brasileira corre o risco de mergulhar em um período de três anos seguidos de contração, fato inédito desde 1901, início da série histórica.

Dados muito negativos de atividade econômica referentes ao fim de 2015 e o início deste ano têm levado as projeções de analistas para o desempenho do PIB em 2016 (Produto Interno Bruto) a continuar piorando.

O banco Credit Suisse esperava contração de 3,5% do PIB, mas agora já trabalha com número mais próximo de 4%, mesma estimativa da instituição para 2015. E, para 2017, projeta um terceiro recuo, entre 0,5% e 1%.

A última vez que o PIB encolheu por dois anos seguidos foi no biênio 1930-1931, quando a economia global passava por crise severa após a quebra da Bolsa de Nova York. Um período de três anos de contração nunca ocorreu.

O Itaú Unibanco anunciou na sexta (5) esperar contração de 4% do PIB em 2016. Antes, projetava recuo de 2,8%. Para 2017, estima expansão modesta de 0,3%.

A consultoria MB Associados trabalha com cenários alternativos: com e sem a presidente Dilma Rousseff.

Se a presidente deixar o governo, espera queda de 3% do PIB neste ano e expansão de 0,6% no próximo.

Caso Dilma sobreviva ao processo de impeachment, os números mudam para duas contrações de 4,1% e 1%.

"Não há nada nem de perto comparável à crise atual", diz Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, que acredita que o governo ainda não adotou mecanismos capazes de reverter esse quadro.

SEM PRECEDENTES

O ciclo recessivo longo tem mergulhado o país num cenário de grande incerteza, acentuado pela crise política doméstica e pela situação externa desfavorável, principalmente por causa dos riscos de desaceleração mais forte do que o esperado na China.

Esse contexto de poucos precedentes dificulta a projeção dos indicadores econômicos e sociais brasileiros.

"O fato de que nunca vimos isso antes dificulta muito a análise econômica", afirma Leonardo Fonseca, economista do Credit Suisse.

A equipe da instituição tem feito análises detalhadas da história de outros países que já viveram recessões prolongadas para ajudar na estimativa dos dados de atividade econômica brasileiros.

Descobriu, por exemplo, que nações cujos mercados de trabalho se comportam de forma semelhante ao brasileiro tiveram, em média, alta anual na taxa de desemprego de 2,9 pontos percentuais quando viveram contrações maiores que 2% por, pelo menos, dois anos seguidos.

O resultado ajuda a embasar a expectativa do Credit Suisse de que a taxa de desemprego —medida pela pesquisa Pnad Contínua (IBGE)—, que foi de 6,8% em 2014 e deve ter chegado a 8,3% em 2015, alcançará 13,5% em 2017.

O Itaú Unibanco também espera que o desemprego ultrapasse 13% no próximo ano. Segundo Felipe Salles, economista do banco, o cenário atual é de profunda incerteza para o Brasil e o mundo.

Mas ele ressalta que há sinais, ainda que incipientes, de que a piora da atividade doméstica pode estancar nos próximos meses.

Salles cita os indicadores de confiança de consumidores e empresários que subiram em janeiro, embora permaneçam em nível muito baixo em termos históricos.

 

 

Milicianos do PT resolvem intimidar PF, MPF, MPE e Justiça. Exigem a inimputabilidade de Lula (por REINALDO AZEVEDO)

Que bonitinho!

Os milicianos do PT agora decidiram constranger a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e a Justiça.

Reportagem da Folha informa que os ditos movimentos sociais estão planejando um ato em defesa de Lula no dia em que o ex-presidente prestará depoimento sobre o tríplex no Guarujá.

 

Publicidade

Adivinhem quem são os organizadores dessa manifestação… CUT e MTST. Membros desses grupos pretendem fazer um corredor em frente ao Fórum da Barra Funda, em São Paulo, na quarta-feira, dia 17.

A ideia é que Lula caminhe entre seus apoiadores, que estarão gritando o seguinte: “Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo”. É claro que é uma ameaça velada.

A esquerda petista promete se mobilizar por Lula. Dois dias antes, na reunião do conselho da presidência do PT, na capital paulista, o PT deve fazer um ato de desagravo ao ex-presidente.

O petista também será defendido publicamente na festa de 36 anos do partido, que será realizada no fim deste mês, no Rio

Além disso, os ditos movimentos sociais preparam uma marcha em Brasília no dia 16 de março. Lula será o foco.

 

Lula não se levanta mais do buraco do descrédito

Lula é agora um investigado, ao menos na Operação Zelotes, segundo informa a Polícia Federal. Também está na mira do Ministério Público Estadual. Na Lava Jato, para escândalo dos fatos, nada até agora. Na dita fase Triplo X, investiga-se um apartamento, não o ex-presidente. Ainda que a sua situação legal esteja longe de ser grave, Lula não anda tendo muito o que comemorar. O excesso de explicações para o apartamento e o sítio, nenhuma convincente, teve um efeito devastador para a sua imagem.

Os memes ridicularizando suas desculpas viralizam com impressionante rapidez. As piadas se multiplicam nas redes sociais a uma velocidade espantosa. Tudo indica que descuidos até bestas, decorrentes da glória de mandar, farão contra a reputação do chefão petista o que histórias muito mais mal explicadas e muito mais cabeludas nunca fizeram.

Tramoias como o mensalão e o petrolão não são fáceis de entender. Peguem o caso da Lava Jato. Santo Deus! Já está na sua 22ª fase. Aliás, eu recomendaria que a força-tarefa parasse de ficar batizando cada novo desdobramento da investigação. Daqui a pouco, ninguém nem dá bola: “Ah, é só 127ª fase daquela operação lá…”  Já o apartamento e o sítio têm uma tradução fácil. E, obviamente, inaceitável para os valores das pessoas decentes.

 

Publicidade

Provando que não aprende nada nem esquece nada, a máquina petista resolveu executar um duplo movimento: 1) acusar preconceito contra Lula; 2) mobilizar os difamadores para atacar os adversários do partido, especialmente FHC e Aécio Neves, na esperança de evidenciar que tudo não passa de perseguição.

A primeira ação tem sido de comprovada ineficácia. Essa é uma desculpa do passado, do tempo em que Lula usava a sua alegada pobreza como um exclusivismo moral. Hoje ele é um homem milionário. Fez como se costuma fazer em Banânia: enriqueceu atuando na política.

Como o PT insistia que sua pureza derivava daquela condição, a defesa teria de ser outra. O partido poderia tentar algo como: “Gente, não é porque Lula é rico que ele é desonesto…”. Depois, claro, de encontrar explicação eficaz para o apartamento e o sítio…

A segunda ação também gira em falso. Leiam, por exemplo, a coluna de Guilherme Boulos, chefão do MTST e esbirro do petismo, na Folha. É uma colagem de fofocas contra tucanos colhidas nas páginas sujas de petralhas na Internet, algumas de tal sorte ridículas que petistas graúdos do Parlamento jamais tiveram coragem de brandir.

O fundo imoral do artigo de Boulos é um só: já que os tucanos fizeram tudo isso e não foram importunados, então vamos deixar Lula em paz. Ainda que a premissa fosse verdadeira, a conclusão seria indecente. Como é falsa, trata-se apenas do velho jogo de difamar todo mundo para aliviar as costas dos culpados.

É… Até outro dia, e foi assim no mensalão, o PT tinha mais dificuldades de se explicar às autoridades do que à população; hoje em dia, é mais fácil falar aos doutores do que aos homens comuns.

O povo fez as sinapses necessárias. Lula não se levanta mais do buraco do descrédito.

 

Lula vai ter de chorar na pia da OAS!

Reportagem da Folha informa que amigos e conselheiros de Luiz Inácio Proprietário da Silva recomendam que ele admita que a reforma do sítio de Atibaia foi mesmo um “presente” que ganhou das empresas que cuidaram da obra: OAS, Odebrecht e Usina São Fernando, que pertence a José Carlos Bumlai, amigão do ex-presidente que está preso. Segundo apurou o jornal, um dos problemas dessa versão é que a Odebrecht já afirmou que não vai confirmar a sua participação.

Frederico Barbosa, engenheiro que trabalha na empreiteira e  cuidou da reforma, diz que o fez por conta própria, quando estava de férias, para colaborar com um amigo que havia pegado a empreitada. Barbosa foi um dos profissionais que trabalharam no Itaquerão, o estádio do Corinthians.

Pois é… Alguns bobões afirmaram que eu estava vendo coisas quando li na entrevista que Nilo Batista concedeu à Folha, publicada no dia 2, uma espécie de guinada na linha de defesa que Lula que vinha adotando no caso do sítio e do apartamento de Guarujá. Até então, o ex-presidente negava qualquer vínculo com aquelas propriedades. Se bem se lembram, o criminalista que defende o petista fez o contrário.

 

Publicidade

Sobre o apartamento, afirmou: “O combustível nesse processo de achincalhamento é os coxinhas não admitirem que um operário possa comprar um tríplex”. Bem, parece que a afirmação só faz sentido na hipótese de o ex-operário, então, ser o dono do dito-cujo, certo?

Sobre o sítio de Atibaia, duas observações do advogado chamaram atenção: classificou a propriedade, com uma belíssima infraestrutura, de “um puxado”, como a sugerir, então, que a coisa é compatível com aquele que ele chama “operário”. Comentando o bote de alumínio comprado por Marisa Letícia e entregue no sítio, afirmou Batista: “Iria colocar o barco onde? Dentro do apartamento, como uma jardineira, colocar o bote na sala?”.

Aí chegou a vez de Gilberto Carvalho, ex-ministro de Lula e seu braço-direito, indagar o que há de errado em seu chefe receber um presente. Pois é… Mas presente em propriedade que não lhe pertence?

O entorno de Lula está em pânico — e ele também. A avaliação é que essas duas histórias, vamos dizer, colaram para valer no Poderoso Chefão. Pois é…

Olhem que há rastros de Lula em coisas do arco da velha, das mais cabeludas. Mas tudo muito difícil de entender. Essas duas coisas são muito simples, e o povo não é besta, né? Lula também não tem resposta. Não adianta ele provar que sítio e apartamento não são dele. Isso já está provado. Oficialmente, não são mesmo. Ocorre que esse é o problema. Se fossem, ao menos se eliminaria a suposição de ocultação de patrimônio, né?

Aí, quanto mais Lula esperneia e nega, mais evidências surgem sugerindo o contrário. Vamos lá: alguém tem alguma boa explicação para a OAS mandar instalar uma cozinha planejada no sítio do amigo do filho de Lula?

Os conselheiros que sugerem que admita o “presente” — que ele começou a ganhar estando na Presidência — também acham que não é uma solução ótima, mas é a menos danosa. É que as explicações convencionais já foram desmoralizadas pelos fatos.

Lula deve estar batendo a cabeça na parede de ódio: “Um apartamento e um sítio mixurucas, considerando a minha grandeza e minha fortuna, jogaram uma pá de cal na minha reputação de pobre honesto”.

Pois é… Lula vai ter de chorar na pia da OAS.

 

Marco Antonio Villa no Sem Edição com Augusto Nunes: Abriram a porteira do Lula

 

Microcefalia – Órgão da ONU, numa atitude de impressionante delinquência, pede liberação do aborto

Se a gente começa a fazer um texto acusando a ONU de ser um valhacouto de ditadores infames e de vagabundos morais, é claro que se lança uma suspeição inicial, né? “Ah, o Reinaldo gostaria de acabar com a ONU…” Por mim, se o organismo e seus braços não produzissem delinquências, já estaria de bom tamanho.

“Mas a ONU não garante a paz?” Bem, olhem para o mundo. O que se faz de melhor por lá é dar palco a falsas vítimas, justificando autoritarismos locais, em nome da reparação histórica ou da identidade cultural. Eis alguns países que fazem parte, por exemplo, do Conselho de Direitos Humanos: Angola, Benim, Congo, Etiópia, Gabão, Kwait, Serra Leoa, Uganda e Venezuela… Dá para levar a sério?

A ONU tem um troço chamado “Alto Comissariado para os Direitos Humanos”. O alto comissário em questão é um nobre jordaniano — sim, a Jordânia é uma ditadura — chamado Zeid Ra’ad Zeid Al-Hussein. A exemplo de outros asseclas de tiranos, ou tiranos eles próprios, do mundo árabe, também este tem um currículo para 400 talheres: estudou no Christ’s College, Universidade Johns Hopkins e Universidade de Cambridge.

 

Publicidade

É filho do príncipe jordaniano Ra’ad ibn Zeid e da sueca Majda Ra’ad. O casal vive em Londres, já que ninguém é de ferro. O pai do alto comissário se considera o herdeiro da Casa Real da Síria e do Iraque. Vale dizer: não será pelas mãos da família que a paz definitiva chegaria a esses dois países, não é? Afinal, a Síria já tem uma família real, e o Iraque é, para todos os efeitos, uma República. Avancemos.

Pois o Alto Comissariado, presidido por este príncipe, soltou um comunicado mundial pedindo a liberação do aborto e de métodos contraceptivos nos países mais atingidos pelo vírus zika em razão da associação da doença, a esta altura indubitável, com a microcefalia. A recomendação foi feita em Genebra. Entre os países-alvos, estão o Brasil, cuja legislação exclui de crime o aborto apenas em caso de estupro, de risco de morte da mãe e, por decisão do STF, de anencefalia.

Os feticidas do Brasil e do mundo estão em festa. Afinal, a sua moralidade asquerosa permite que façam o proselitismo em favor do aborto usando o vírus como pretexto, mas sempre sobra a suspeita de oportunismo. Agora não mais! Agora quem está falando é um organismo da ONU.

Entrei na página do Alto Comissariado. O link está https://www.ohchr.org/EN/AboutUs/Pages/WhoWeAre.aspx  aqui. Lá a gente fica sabendo que o dito-cujo encarna “o compromisso do mundo com os ideais universais da dignidade humana.” Também se orgulha de ter “um mandato exclusivo da comunidade internacional para promover e proteger todos os direitos humanos.” Eu gostei do “todos”.

A microcefalia, na maioria dos casos, não é incompatível com a vida. É uma imperfeição, a exemplo de milhares de outras, que acomete os seres humanos. Se a ONU acredita, por meio do seu comissariado específico, que esses fetos têm de ser eliminados, a gente é obrigado a concluir que a microcefalia tira do indivíduo a sua condição humana, sem lhe dar outra qualquer, e, por isso, pode e deve ser eliminado.

Se um feto com microcefalia fosse um ovo de tartaruga, ao menos poderia ser protegido pelo projeto Tamar. Fosse um cachorro ou um minhocuçu, teria as associações protetoras dos animais e as leis ambientais. Mas é só um variante desse bicho homem que vai nascer com um defeito.

E Zeid Ra’ad Zeid Al-Hussein é eloquente. Afirmou: “O conselho de alguns governos para que as mulheres adiem a gestação ignora na realidade que muitas mulheres e garotas simplesmente não podem exercer o controle sobre em quais circunstâncias elas vão engravidar, em especial em um ambiente no qual a violência sexual é tão comum.”

Ora, claro! Mas, então, nesse caso, é melhor o Alto Comissariado passar a defender o aborto em qualquer caso, não?  É o fim da picada.

De violência contra a mulher, convenham, Zeid Al-Hussein entende. Primeiro muçulmano a ocupar o cargo, ele não ignora as condições em que vivem as mulheres na maioria dos países que professam a sua religião. Não consta que o Alto Comissariado tenha recomendado que a polícia religiosa da Arábia Saudita, para citar um país aliado do Ocidente, pare de dar varadas em mulheres que não sabem o seu devido lugar.

O Alto Comissariado chega a falar até até me nome da lei, sugerindo que os países que não facilitarem o aborto estariam em choque com o direito internacional. Eis algo a se provar. Eu entendo que todas as nações do mundo que não garantem direitos rigorosamente iguais para homens e mulheres, por exemplo, estão agredindo um fundamento expresso nos princípios do alto comissariado, a saber: os direitos humanos universalmente reconhecidos como tais.

Desta vez, a ONU superou a ONU em matéria de delinquência intelectual e moral.

 

Governo gasta menos da metade do previsto no combate do Aedes

 

Dilma: comendo mosca

Em 2015, o governo repassou menos da metade do valor destinado no Orçamento ao programa de Coordenação Nacional da Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue, voltado para pesquisa, estudo e capacitação profissional contra doenças causadas pelo Aedes aegypti, que também transmite o vírus zika e a febre chikungunya.

Dos 8,96 milhões de reais previstos, apenas 3,3 milhões foram executados, segundo levantamento feito pela liderança do DEM no Senado, com base no sistema de gastos integrado do governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Reinaldo Azevedo (veja.com)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    A cada nova informação obtida pelos agentes das instituições federais que fazem as investigações na Operação Lava Jato a população vai ficando ainda mais indignada..., Mas, eu fico a todo instante mais indignado é com a imprensa brasileira, por ela não alertar eficientemente a população, que não está aí o problema.... É de conhecimento de todos que os desvios para a "quadrilha" que assaltava a Petrobrás era 2% do valor dos contratos e, como os montantes dos contratos são exorbitantes à nossa realidade financeira, os roubos chegam bilhões de dólares.... PARE PARA PENSAR !! Se as pessoas que foram colocadas lá para roubar os 2%, é lógico que a meritocracia da capacidade de administrar corretamente a companhia não foi levada em conta, ou seja, perdas muito maiores ocorreram, mas isso não está sendo levado em conta, pois falta interesse que "isso" seja mostrado à população.

    POR QUE A IMPRENSA NÃO ENXERGA "ISSO" ???

    POR QUE O MPF NÃO LEVA A INVESTIGAÇÃO PARA ESSA LINHA E, ACUSA OS ENVOLVIDOS ???

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, o Brasil entrou no sistema fascista, aquele em que os agentes privados, o grande empresariado está intimamente ligado ao governo, são todos ladrões. O PT elevou a bandidagem à categoria de "elite" em nosso País. Não uma elite intelectual, cultural, economica, financeira, religiosa, mas uma elite especializada em roubar os brasileiros, e o funcionalismo público de todas as áreas, teve participação direta ou indireta em tudo isso.

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Os chefões assumiram o governo e colocaram nos mais altos cargos da república, nas instituições, entidades, órgãos de governo, ladrões que foram transformados em autoridades, na mais alta elite do país, e isso faz com que digam que todo o Brasil é assim, o que é mentira, quem fez isso foi o PT com a conivência de todos os partidos de esquerda.

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, acabo de ler no "O Antagonista", que a folha publicou uma reportagem que diz o seguinte, sobre a lava jato: "Prisões preventivas têm sido usadas para coagir réus a se tornarem delatores e forçar confissões". Veja só Rensi, para a FSP criminoso é o juiz Sérgio Moro, pois onde se viu "forçar" criminosos a confessarem os crimes. Que desumanidade, isso é ou não é a defesa escancarada da quadrilha do PT. Isso, creio eu, responde sua pergunta sobre a "imprensa", pois ela demonstra claramente de que lado está. Explicando melhor, é dessa forma que tentam convencer, e enganam muitos, que eles são os mocinhos e os que estão contra a bandidagem, os bandidos.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo acho que este link diz tudo: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-vergonha-e-lobismo,10000015418

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      https://www.youtube.com/watch?v=WykUXPApEH8

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A FOLHA DE SAO PAULO RECEBEU MUITO EMPRESTIMO DO ATUAL GOVERNO DAI O CRIME DE DIVULGAR NOTICIAS TENDENCIOSAS.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TRATA-SE DE MAIS UM QUE SE VENDE PARA MANTER O SEU JORNAL DE PE'---A RAPIDEZ DAS NOTICIAS VIA INTERNET DEIXOU OS JORNAIS DO MUNDO

      INTEIRO AO RELENTO---CADA UM TENTA SE SALVAR COMO PODE, ESTE ACHOU O PIOR CAMINHO----MANCUMUNAR COM BANDIDOS---

      1
  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Está ficando cansativo as colocações dos petralhas em tentar defender o indefensável..., atentam contra a inteligência alheia imaginando que a massa toda é feita dos mal intencionados que compõe a quadrilha, e, portanto, aprovam as espertezas dos malfeitores, ou são aquela massa de ignorantes que eles manipulam e os mantém no poder por migalhas, verdadeiras hienas humanas, sem saúde ,sem escolas e sem futuro que continuam acreditar que político é gente digna..., Fernandinho Beira Mar deve ter mais dignidade e palavra com os seus do que políticos brasileiros... O lulla vai acabar como o maluf, que roubou o erário a vida toda e nunca foi ser vizinho do Marcola, isso há mais de 40 anos e a justiça não conseguiu colocá-lo atras das grades..., com o molusco será o mesmo.... Todos são ratos, não importa o partido, o importante é ser esperto, quando se veem acuados é o outro que quer derrubá-lo porque protege os pobres. Politico tem que ser honesto, pois cuida do dinheiro do povo e deste é empregado, não basta parecer. A família do molusco a qualquer momento, caso a coisa aperte (o que eu não acredito) estará numa republica bolivariana usufruindo do dinheiro dos verdadeiros culpados, o povo que os elegeu... o dinheiro que faz falta para o povo para os que manipulam é gorjeta (propina)..., que o diga o Marcelo Odebrecth, a OAS, os Gutierrez... Uma questão importante: o Pizzolato já esta em casa como o Genoino, gastando o nosso?.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Dejair a frase do josé dirceu ao JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO, denota o entendimento desse "povinho": "Sem falsa modéstia, R$ 120 mil [por mês] é irrisório".

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A AGUA ESTA' CHEGANDO PERTO DA BOCA E AS ATITUDES DE DESESPERO DO LULA ESTAO SE TORNANDO CADA DIA MAIS RIDICULAS--- ESTA' ZANGADO COM DILMA PORQUE NAO O DEFENDE----MAS COMO DEFENDER UM SUJEITO QUE FAZ TRAMBIQUES PARA ESCONDER SUAS PROPRIEDADES,

      E VEM A PUBLICO DIZER QUE E' O HOMEM MAIS HONESTO DO BRASIL-----OPA ESTA' ME OFENDENDO!!

      0
  • Rafael Mendes Araguari - MG

    Muito bonito... Borracha neles, sanguessugas do governo, que não trabalham e ficam por conta de organizar essas bagunças com nosso dinheiro.... não se esqueçam, o cerco está se fechando!!!

    0