Câmbio é luz no fim do túnel para setores como celulose e têxtil

Publicado em 08/02/2016 11:42

Os indicadores mostram que a crise é grave e generalizada, mas há exceções e uma luz no fim do túnel: o câmbio.

Setores com tradição em exportar dão os primeiros sinais de que a queda na atividade já atingiu o fundo do poço e começam a se recuperar com o estímulo do dólar alto.

Um dos símbolos do processo de desindustrialização do país, o setor têxtil e de confecções deve crescer 5% em 2016. Após cair 4% em 2015, o faturamento da indústria deve voltar ao nível de 2014 graças à alta das exportações e à queda das importações.

Segundo Fernando Pimentel, diretor­superintendente da Abit (associação do setor), a substituição de importações já começou. "Muitas confecções estão sendo procuradas por redes de varejo que querem trocar o importado pelo nacional. Algumas estão fechando contratos, mas outras ainda esbarram no preço."

De acordo com a Abit, cerca de 200 mil toneladas de tecidos e 200 milhões de peças de vestuário que eram importados serão substituídos por produtos nacionais em 2016.

Também favorecida pela alta do dólar, a exportação de têxteis deve subir de 15% a 20% neste ano, após avanço de 10% em 2015, diz Pimentel.

Com 35% da receita advinda das exportações de jeans e tecidos de algodão, a Vicunha vê espaço para aumentar as receitas externas entre 20% e 25% neste ano, segundo a diretora comercial da empresa, Anna Maria Kuntz.

"Embora parte dos custos suba com o dólar valorizado, com esse câmbio somos competitivos até com a Ásia." Também influenciado pelo dólar ao redor de R$ 4, o setor calçadista prevê aumentar com vigor as exportações em 2016 e, em até três anos, retomar o patamar de 2007.

As indústrias viram a situação começar a se inverter a partir das negociações da coleção primavera/verão, feitas em agosto e setembro e confirmadas com os embarques a partir de novembro.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário