Planalto e PT esperam explicação de Lula sobre sítio em Atibaia

Publicado em 12/02/2016 14:34

O PT e o Palácio do Planalto aguardam uma resposta do ex-presidente Lula sobre o sítio usado por ele e por seus familiares em Atibaia, no interior paulista, para traçarem uma estratégia de defesa do petista. A Operação Lava Jato abriu inquérito para investigar se construtoras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras bancaram a reforma da propriedade rural.

O Conselho do Instituto Lula, formado por 36 integrantes, se reúne nesta sexta-feira, em São Paulo, com o objetivo de decidir o planejamento para 2016. A expectativa da reunião, marcada desde o ano passado, é que Lula finalmente fale sobre o assunto.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Imagens do Google registram evolução da reforma no sítio de Lula

Sítio de Lula em Atibaia

A evolução da reforma no sítio do ex-presidente Lula, em Atibaia, pode ser acompanhada numa série de imagens de satélite registradas a partir do programa Google Earth. Em 2010, o Sítio Santa Barbara era uma propriedade corroída pelo tempo, com uma sede carente de reformas, uma piscina com infiltrações que não segurava a água por muito tempo e dois lagos assoreados em que era impossível navegar com barco ou pedalinhos. Depois de ser vendida e repassada para o nome de sócios de um dos filhos do ex-presidente Lula, a propriedade, não é segredo, foi amplamente reformada por empreiteiras envolvidas no petrolão e mudou completamente de figura, como mostram as imagens já a partir de fevereiro de 2011. Os antigos donos do sítio tentaram reformar a propriedade antes da venda, mas desistiram porque não conseguiram autorização ambiental para a obra. Depois de repassar o imóvel aos "amigos" do ex-presidente Lula no cartório, porém, o sítio foi amplamente reformado, árvores foram derrubadas para abrigar o campo de futebol e todas as obras possíveis foram realizadas sem qualquer ação dos órgãos ambientais. O lugar ganhou uma nova casa só para abrigar quatro suítes, uma nova área de churrasqueira e piscina, pátios de pedras retiradas dos rios da região foram construídos, trilhas na mata foram abertas até o campo de futebol e um amplo espaço gourmet decorado com móveis rústicos surgiu. No lugar do antigo lago, um tanque navegável de peixes foi construído com píer e um rancho de apoio para a pescaria. Pedalinhos em forma de cisnes foram colocados. Da antiga sede, só a imagem de acrílico do Cristo Redentor foi mantida no jardim.

Veja a notícia na íntegra no site de Veja.

Dilma vai ao encontro de Lula em São Paulo

A presidente da República, Dilma Rousseff, viaja nesta sexta-feira a São Paulo, onde deve se encontrar com o ex-presidente Lula. A reunião não constava da agenda presidencial. Esta será a primeira vez que eles se reúnem desde que o Ministério Público de São Paulo e as operações Lava Jato e Zelotes puseram na mira das investigações imóveis frequentados por Lula, como o tríplex em Guarujá e o sítio em Atibaia, além da tramitação de medidas provisórias que beneficiaram montadoras. O apartamento e o sítio receberam reformas de empreiteiras investigadas na Lava Jato. Lula já depôs na Zelotes, como testemunha, mas é considerado investigado pelo delegado da Polícia Federal Marlon Cajado. Na semana que vem, ele deve depor como alvo de inquérito sobre o tríplex, por ordem do promotor Cassio Conserino, em São Paulo. Já em março Lula falará ao juiz Sergio Moro como testemunha do amigo e pecuarista José Carlos Bumlai, que está preso. Ainda não há previsão de horário para a viagem de Dilma. Desde o início do dia, o ex-presidente debate sua estratégia política e de defesa com auxiliares no Instituto Lula, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. Dilma já recebeu pela manhã, em Brasília, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa, e o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Neste sábado, ela acompanhará ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio de Janeiro (Felipe Frazão, de Brasília). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário