Dólar fecha em alta após fortes quedas recentes, de olho em cena política e BC

Publicado em 07/03/2016 18:02

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta frente ao real nesta segunda-feira, interrompendo quatro sessões seguidas de queda que levaram à maior perda semanal desde 2008, reflexo da crescente probabilidade atribuída pelos investidores de que a presidente Dilma Rousseff não conclua seu mandato.

O dólar avançou 0,88 por cento, a 3,7937 reais na venda, depois de cair 5,93 por cento na semana passada. A moeda norte-americana atingiu 3,7977 reais na máxima desta sessão e 3,7350 reais na mínima.

O dólar futuro avançava cerca de 0,70 por cento no final da tarde.

"O embalo doméstico foi muito forte, há uma certa euforia. Devemos ver alguma realização de lucro e recomposição de posições nesta semana", disse o operador da corretora B&T Marcos Trabbold. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor na sexta-feira em nova etapa da operação Lava Jato sob suspeita de ser beneficiário de crimes envolvendo a Petrobras, aproximando ainda mais a investigação do atual governo. A reação do dólar foi engatar em forte queda frente ao real, já que muitos investidores entendem que eventual troca do governo pintaria um quadro mais favorável à recuperação da economia brasileira. Alguns operadores ponderam, porém, que essas incertezas políticas prejudicam ainda mais a governabilidade do país.

"Nem tudo são flores. O mercado talvez precise rever um pouco esse otimismo exacerbado", resumiu o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues. Outro item que atraiu atenção é a estratégia de intervenção cambial do BC. Na sexta-feira, a autoridade monetária vendeu apenas 8 mil dos 9,6 mil swaps cambiais ofertados em leilão para rolagem dos contratos que vencem em abril, equivalentes a 10,092 bilhões de dólares. A decisão afastou a moeda norte-americana das mínimas da sessão passada, quando chegou à casa dos 3,65 reais, e alimentou expectativas de que o BC poderia reduzir o ritmo das ofertas nos dias seguintes. Após o fechamento, porém, a autoridade monetária anunciou para este pregão leilão com a mesma oferta de até 9,6 mil contratos.

E vendeu o lote integral. Com isso, já rolou ao todo o equivalente a 2,255 bilhões de dólares, ou cerca de 22 por cento do lote total.

"O BC indicou que está disposto a diminuir a rolagem quando as condições permitirem, mas talvez esta não seja a hora. Acho que ele sabe que o mercado deve continuar volátil, é bom manter a oferta de proteção", disse o operador de um banco nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário