Dilma cede e planeja trocar ministros para acomodar aliados de Lula

Publicado em 16/03/2016 11:52

Como condição imposta pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff discute uma nova reforma ministerial.

As alterações podem envolver pastas como Comunicação Social, Esporte, Educação, Relações Exteriores e até mesmo a chefia do Banco Central.

O objetivo é acomodar aliados do petista e promover mudanças que deem novo fôlego ao governo federal diante da possibilidade de abertura do processo de impeachment.

Antes de promover as alterações, a presidente realizará uma espécie de análise da fidelidade da base aliada. A intenção é ponderar qual é a base real de apoio ao governo federal e, assim, redimensionar os atuais espaços dos partidos na Esplanada dos Ministérios.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Sob investigação, Lula assume como ministro da Casa Civil do governo Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quarta-feira (16) o convite da presidente Dilma Rousseff e assumirá a Casa Civil.

O acerto foi fechado em reunião no Palácio da Alvorada, que teve as presenças também dos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Jaques Wagner, que deixará o comando da Casa Civil e será chefe de gabinete de Dilma. Com isso, o petista comendará o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado de Conselhão.

A informação foi dada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

O ex-presidente se encontrou com Dilma e Wagner para tomar um café na manhã desta quarta.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Nota Oficial do Palácio do Planalto

Lula assume ministério da Casa Civil

A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.

A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

No Blog de Cristina Lôbo: Edição extra do Diário Oficial oficializará ida de Lula para Casa Civil

Uma edição extra do "Diário Oficial da União" será divulgada ainda nesta quarta-feira (16) com as nomeações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil; e a de Jacques Wagner para a chefia de gabinete da Presidência.

Com isso, o ex-presidente ganha prerrogativa de foro e poderá passar a responder perante o Supremo Tribunal Federal (STF) as acusações contra ele na Operação Lava Jato.

Já o cargo de Wagner não é de ministro, e ele, assim, perde o foro privilegiado. Wagner, até aqui, não é investigado pela Operação Lava Jato.

Apesar de nomeado oficialmente, a posse do ex-presidente deve ocorrer somente na próxima segunda-feira (21). Depois, portanto, da manifestação pró-governo convocada para esta sexta-feira (18).

Leia a notícia na íntegra no Blog de Cristina Lôbo, no G1

Na Veja: Disfarçado de ministro, Lula assume seu terceiro mandato - e foge de Sergio Moro

Depois de dias de negociação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nesta quarta-feira assumir o Ministério da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. O martelo sobre a questão foi batido durante café da manhã no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada por parlamentares petistas pouco após a reunião, na Câmara dos Deputados. O líder do PT na Casa, Afonso Florence (BA), afirmou que a nomeação não reduzirá o poder da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre a troca ministerial.

Na Reuters: Lula será ministro da Casa Civil, diz líder do governo na Câmara

logo mini reuters noticias

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será ministro da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), no Twitter.

A decisão de Lula substituir Jaques Wagner na Casa Civil ocorre em meio à forte deterioração política do governo e a uma escalada de denúncias contra Lula, que como ministro passará a ter foro privilegiado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

No Blog do Camarotti: Lula vai para Casa Civil e Jaques Wagner, para a chefia de gabinete

A presidente Dilma Rousseff decidiu agora há pouco, depois de muitas horas de reunião, que o ex-presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete, dizem fontes.


Está em discussão uma reforma mais ampla do primeiro escalão do governo. Dilma deve mexer em outras peças do ministério. 

A presença de Lula no governo deve mexer na área da economia. Lula pressiona por uma guinada nos rumos das políticas econômica e monetára, com o uso das reservas internacionais para abatimento de dívidas e uma pressão pela redução da taxa de juros, criando um populismo fiscal.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem demonstrado incômodo com as notícias de que Lula gostaria de trazer para o governo o ex-presidente do BC Henrique Meirelles.

Leia a notícia na íntegra no Blog do Camarotti, no G1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo + Reuters + G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • IRINEU DAL MASO Cascavel - PR

    Vou providenciar os charutos para me sentir verdadeiramente um cubano.

    1
  • Marcos Nunes Catalão - GO

    Eu queria escrever muita coisa mas não consigo, tamanha indignação, ninguém quer esse cara...

    1
  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    A presidente Dilma Rousseff decidiu agora há pouco, depois de muitas horas de reunião... Essa e a piada do ano!!!!

    Muitas horas de reuniao para salvar o BRasil!!

    Em bom portugues , muitas horas pra cavar um túnel de saida de baixo da privada do governo ,para que LULA , Dilma e so seu governo de corruptos , rastejem e possam escapar das Garras da justiça!!

    Ao amanhecer o povo vai se dar conta que a cela esta vazia!! e os caes farejadores da PF saíram atras dos fugitivos e em uma questão de tempo , o cheiro forte das roupas sujas da corrupção dos fugitivos os denunciaram aos caes ! !

    Nao vejo ahora de festejar o cerco a esses assaltantes da Nação !!!

    Nao desanimemos Deus e fiel, e tudo que o homem semear isso mesmo vai colher!!

    Confiamos que a justiça de Deus manifestada na pessoa do dr Sergio Moro se fara visível em pouco tempo!!

    Deus salva a nossa NAÇÃO !!!

    1
  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    LULA ministro da CASA ....onde ja CIVIL::!!!!

    O governo dos PETRALHAS e uma triste estoria satírica da Republica das Bananas ou dos Bananas!!

    Que pais e esse ??

    O povo pede a prisão do picareta e a saída da presidente...A presidente eleva o picareta a Ministro de Estado...

    Estado de COMA...!!!

    Como diria Boris Casoy..ISTO E UMA VERGONHA..!!!!

    Os Perpetraras estão tao acostumados as mentiras e enganos que as vezes creio que eles as creem piamente!!

    Tenho duvida se esse do governo sao imbecis mal intencionados ou creem que nos, o povo brasileiro e que somos imbecis !!

    O LULA nao quer fugir do dr M[ORO , ele aceitou este trabalho tao intenso , so porque e muito patriota ama demais " us brasileru.."!!!

    DILMA , LULA e a sua corja de assaltantes nao dão a minima se havia multidões nas ruas ..nao lhes importa ABSOLUTAMENTE NADA......contanto que sigam " guvernandu"" entenda se mandando ...e "adminstrandu.""..entenda se robando!!!!

    Ate quando ???Ate quando???

    Nossa leis parecem um tabuleiro de xadrez em jogos de genios ...que sempre parece que ha uma saída pra os bandidos!!Nao se consegue dar o cheque mate!!

    Os Petralhas parecem sempre ter saídas imaginativas, para nao dizer deshonestas , bandidas, digna de PETRALHAS!

    Nossas leis parecem fuscas atras de ferraris...sempre atras !!

    A maldade e a desonestidade estão em quinta e as leis e a justiça em primeira.

    Os bandidas fogem de jatos e a lei atras montada em jegues..!!!

    Pudera !!! lei de bandidos feita por bandidos !!

    De verdade nao vejo saída pra o Brasil a nao ser que cubramos e descubramos novamente!!

    Acorda BRASIL

    1
  • Jorge Almada São José dos Campos - SP

    Lula acaba de por a faixa presidencial novamente, é o terceiro mandato. Agora teremos dois presidentes em atividades, ambos reprovados e desacreditados pelo povo brasileiro. Certamente a compra de parlamentares vai continuar, só resta saber quais serão as fontes de financiamento, provavelmente virão das reservas internacionais (US$ 300 Bilhões) do Banco Central. E quanto a operação LAVAJATO, será o seu fim?

    1
    • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

      Olha gente que vergonha; nos nao merecemos tanta palhaçada,

      Aoperaçao 'LAVAJATO' deve ter lavado o lula e a dilma e o deixado bem limpinhos para roubar mais...

      1