Produtores rurais de várias regiões chegam a Brasília otimistas pela aprovação do impeachment

Publicado em 17/04/2016 13:13
Movimento “Vamos Tirar o Brasil da Lama – Impeachment Já” vai reunir 20 mil produtores rurais na Esplanada dos Ministérios

Várias caravanas de produtores rurais de todas as regiões do Brasil chegaram a Brasília, na manhã deste domingo (17/04), para manifestar a favor da aprovação do impeachment da presidente da República. O movimento “Vamos Tirar o Brasil da Lama – Impeachment Já” reúne agricultores e pecuaristas, que estiveram na estrada por até 24 horas para participarem deste momento histórico para a agropecuária brasileira. A concentração acontece na Praça do Portugal, no Setor de Administração Sul (SAFS).

As expectativas dos produtores para a aprovação do impedimento são as melhores possíveis. Com bandeira na mão, camisa e chapéu do movimento, o produtor de soja, milho e gado de corte de Terra Roxa, no Paraná, Pedro Jablonski, 66 anos, acredita que o dia será decisivo para os agricultores. “Nosso povo é unido e luta contra a corrupção no País que infelizmente tem piorado. Hoje é um grande dia para o nosso setor e com certeza teremos uma solução para o País que é o celeiro do mundo”, disse Pedro.

E não é só o Pedro que quer lutar para tirar o Brasil da lama. O pecuarista e silvicultor José Moacir Guimarães, 52 anos, chegou de Minas Gerais com aproximadamente 60 produtores da Sociedade Rural e do Sindicato Rural de Montes Claros à espera de um resultado positivo. “Tenho uma propriedade com silvicultura e pecuária e iniciei há pouco tempo a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Queremos ver nossa produção crescer, mas precisamos de um governo que valorize nossa classe. Nós nos expomos menos que o resto da população, mas nossa vontade de lutar é maior. Eu acredito que o Brasil vai mudar de cara depois de hoje”, desabafa Moacir.

A cada minuto chega uma caravana de produtores ansiosos para o resultado. O que motivou Marcos André Bertau, 33 anos, a vir a Brasília, manifestar contra o atual governo, foi a crise que afetou sua rentabilidade e os custos de produção da plantação de soja em Água Boa, Mato Grosso. “Não podemos aturar mais essa situação do País. Essa é uma experiência nova para mim, mas sei que é necessário agirmos para alcançar nosso objetivo, que é salvar o Brasil da crise política e econômica”. Marcos André disse ainda que virão mais momentos de crise e aumento de impostos, mas com a troca de governo os produtores brasileiros terão uma esperança.

Para o representante do Sindicato Rural de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, José Ricardo Casotti, 51 anos, o movimento é fundamental para dar voz à agropecuária brasileira. “É a primeira vez que venho a Brasília. Não é a passeio, mas é por um motivo maior, que é a manifestação contra o governo. Vamos torcer a favor do impeachment para que a nossa classe tenha mais representatividade e atenção de todos, afinal, é a agropecuária que sustenta o País”, afirmou Ricardo.

Em meio a otimismo e determinação do movimento, a produtora de gado Juliana Bertoni, 43 anos, espera que o dia seja a semifinal de um governo desonesto. Pecuarista em Aparecida de Minas, Minas Gerais, Juliana cria bezerros para recria de corte e diz estar cansada de pagar a conta do governo, que vem em dólar. “Hoje a situação do pequeno produtor é inviável. Um litro de leite que eu e meu marido, Fernando Baracchini, produzíamos até o ano passado tinha um custo alto e um retorno financeiro baixo. Isso é um absurdo. Estou aqui para manifestar a favor do impeachment para salvar a classe trabalhadora que está esmagada e não aguenta mais ser prejudicada. Vamos, todos juntos, tirar o Brasil da lama”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário