Dólar cai 1,64%, a R$ 3,44 e menor patamar em 9 meses, com cena externa

Publicado em 29/04/2016 18:01

logo mini reuters noticias

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caiu mais de 1,5 por cento nesta sexta-feira e foi a 3,44 reais acompanhando o cenário externo, apesar das atuações mais intensas do Banco Central no mercado de câmbio numa sessão marcada ainda pela briga para a formação da Ptax do mês.

O dólar recuou 1,64 por cento, a 3,4401 reais na venda, menor patamar desde 31 de julho (3,4247 reais), depois de ter chegado a 3,4291 reais na mínima do dia. O dólar futuro caía cerca de 1,15 por cento no fim desta tarde

Na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 3,65 por cento, enquanto em abril, a baixa foi de 4,34 por cento.

"O BC não foi suficiente para conter a queda com o cenário externo favorável", disse o operador de câmbio da corretora Correparti, Jefferson Luiz Rugik.

No exterior, o dólar também perdeu força ainda na esteira de dados dos Estados Unidos que mostraram números mais fracos do crescimento econômico e depois de o Federal Reserve, banco central norte-americano, mostrar cautela na alta de juros.

O dólar também caiu em relação ao iene, com os investidores apostando que o banco central do Japão não anuncie novas medidas de estímulo à economia. Além disso, perdeu em relação a moedas de países como o México e e também frente a uma cesta de moedas.

Com a queda acentuada no dólar, o BC brasileiro voltou a dar as caras, depois de ficar quatro sessões quieto. Desde a semana passada, a autoridade monetária já havia desacelerado o ritmo, fazendo menos intervenções do que no período anterior, que antecedeu a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Agora, o Senado cuida do assunto.

Neste pregão, o BC realizou quatro leilões de swaps cambiais reversos, equivalente à compra futura de dólares, vendendo 32,6 mil contratos, equivalente a 1,630 bilhão de dólares e que serviram para reduzir ainda mais o estoque de swaps cambiais tradicionais --correspondentes à venda futura de dólares.

Operadores entenderam que 3,50 reais era um piso para a autoridade monetária. "O mercado estava até respeitando o limite de 3,50 reais. Agora que passou, pode ser teste o piso de 3,40 reais", disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo

O BC realizou ainda dois leilões de venda de dólares com compromisso de recompra, conhecido como leilão de linha, para rolagem.

A sessão no Brasil foi marcada ainda pela formação da Ptax de abril, taxa calculada pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais, o que costuma trazer alguma volatilidade aos negócios.

O cenário político também seguiu no radar dos investidores, que aguardavam os desdobramentos do processo de impeachment da presidente Dilma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário