Dólar sobe 1,45% nesta 2ª feira e encosta em R$ 3,50, com atuação do BC

Publicado em 02/05/2016 17:57

logo mini reuters noticias

Por Patrícia Duarte

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu quase 1,5 por cento por cento nesta segunda-feira, aproximando-se do patamar de 3,50 reais, após o Banco Central voltar a atuar de maneira mais intensa no mercado de câmbio e com os investidores de olho no cenário político brasileiro.

O dólar avançou 1,45 por cento, a 3,4900 reais na venda, depois de cair mais de 1,6 por cento e ir a 3,44 reais na sessão passada, menor nível em nove meses. Na máxima deste pregão, a moeda norte-americana chegou a 3,5092 reais.

O dólar futuro subia cerca de 1,50 por cento no fim da tarde.

"A tendência do dólar é de queda (sobre o real), o que vai demandar atuação do BC", afirmou o operador de câmbio da corretora B&T Marcos Trabbold.

O BC realizou neste pregão leilão de até 40 mil swaps cambiais reversos --equivalentes à compra futura de dólares--, mantendo a atuação mais intensa feita na sexta-feira, depois de passar quase duas semanas mais longe. Vendeu o volume total em um único vencimento, o mais curto, em 1º de agosto deste ano.

Dados do BC mostram que, no dia 29 de abril, o estoque de swaps cambiais tradicionais --correspondentes à venda futura de dólares-- foi a 70,653 bilhões de dólares, sendo que o final do mês anterior ele estava um pouco acima de 100 bilhões de dólares. Com a operação deste pregão, o BC reduziu em mais cerca de 2 bilhões de dólares.

Muitos especialistas entendem que o BC não quer o dólar abaixo de 3,50 reais porque prejudicaria os exportadores e pelo fato de a moeda norte-americana já ter depreciado bastante este ano. Só em março e em abril, as quedas mensais acumuladas foram de 10,17 e 4,34 por cento, respectivamente.

A cena política no Brasil permaneceu no radar dos investidores, com a expectativa de que o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff será aprovado pelo Senado, o que levará o vice Michel Temer a assumir o comando do país. De modo geral, o mercado reagiu bem à indicação de que o ex-presidente do BC Henrique Meirelles será o novo ministro da Fazenda.

Nesta segunda-feira, o governo elevou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compra de moeda estrangeira em espécie, prevendo aumentar a arrecadação em 1,4 bilhão de reais só neste ano, um dia após ter anunciado reajustes no programa social Bolsa Família. A medida, segundo operadores, não teve impacto relevante na cotação da moeda.

"A medida (de aumento do IOF)... não chegou a influenciar a cotação (do dólar)", disse o operador da corretora Spinelli, José Carlos Amado, acrescentando que o impacto da medida será mais restrito ao mercado de turismo.

(Reportagem adicional de Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário