Na Veja: Kátia Abreu 'se despede' e faz juras de lealdade a Dilma

Publicado em 04/05/2016 15:58

A ainda ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que afrontou o PMDB e decidiu ficar no governo Dilma Rousseff até os últimos dias, fez mais um discurso de despedida no Palácio do Planalto nesta quarta-feira. A ruralista trocou juras de lealdade com a presidente durante o lançamento do Plano Safra 2016/2017. E chegou a dizer que também deveria ser responsabilizada no processo de impeachment por ter instado Dilma a investir no agronegócio quando estava à frente da Confederação Nacional da Agricultura. É que uma das pedaladas listadas na denúncia por crime de responsabilidade versa justamente sobre o atraso no pagamento ao Banco do Brasil de 3,5 bilhões de reais adiantados em financiamentos do Plano Safra do ano passado.

"Nós não estamos aqui para ser reconhecidos no momento, para receber os louros do momento e da hora. A popularidade vai, a popularidade vem, mas a dignidade e a honra se forem um dia nunca mais retornarão. Tenho orgulho de estar ao seu lado, de ser sua ministra, de ser sua parceira e de ter a senhora como presidente do Brasil. Confio na sua honestidade, no seu espírito público e, principalmente, tenho a convicção do legado que a senhora vai deixar par o Brasil", disse ela para depois abraçar a presidente.

Eleita pelo Tocantins, ela deve voltar ao Senado na semana que vem para votar contra o afastamento imediato da presidente no plenário.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

 

Melhor que Erenice

Kátia Abreu quer morrer politicamente junto com Dilma

Por: Augusto Nunes em VEJA

“Se isso for verdade e se isso se concretizar, quero ser corresponsável nesses atos porque fui eu que disse para presidente Dilma: ‘Invista na agricultura que a senhora terá retorno na economia brasileira’”. (Kátia Abreu, ministra da Agricultura, ao oferecer-se para fazer companhia à presidente no processo de impeachment, mostrando que é muito melhor que Erenice Guerra no papel de melhor amiga de Dilma Rousseff.)

 

Leia mais:

>> Novo Plano Safra já nasce morto e sem apoio das instituições do agronegócio

 

A espada de Dâmocles que aterroriza a classe política do Brasil, por JUAN ÁRIAS (EL PAÍS)

Nos últimos dias importantes políticos brasileiros foram vistos fazendo ligações de telefones públicos em aeroportos. Eles temem que seus telefones celulares estejam grampeados.

Os políticos vivem uma espécie de crise de pânico desde que a operação anticorrupção Lava Jato começou a revolver suas vidas e teve início o desfile de prisões e condenações.

Isso me fez lembrar a lenda da espada de Dâmocles, nascida na história da Grécia há 2400 anos. É uma metáfora do perigo que se corre na busca do poder, que foi recolhida pelo escritor Ovidio.

Dâmocles era membro da corte do rei Dionisio, um tirano sanguinário de Siracusa, na Sicília. Era um adulador e invejoso do rei, tanto que este quis se vingar.

Ofereceu-lhe ser rei por uma noite, com os luxos e prazeres e orgias que ele desfrutava em sua corte. Ébrio, aceitou. Quando estava no meio da glória que havia sonhado, seu sangue gelou ao ver pendendo sobre sua cabeça uma espada afiada, suspensa apenas por um fino fio de crina de cavalo. Assustado, fugiu, enquanto o rei lembrou-lhe: “Essa espada também pende todos os dias sobre a minha cabeça”.

É o perigo ao qual está exposto o poder, e o tributo pago por sua busca a qualquer preço.

No Brasil, muitos chegam à política não com o desejo sincero de servir o país, da entrega vocacional para o bem comum, mas com a esperança de poder desfrutar da orgia de privilégios e enriquecimento dos imperadores da antiguidade.

Como a Justiça está descobrindo, tudo era permitido, o fim justificava os meios. O poder e a riqueza tornaram-se os melhores afrodisíacos.

Isto até ontem, até surgir operação Lava Jato que colocou, sem distinção, sobre a cabeça de todos, a mítica Espada de Dâmocles.

Essa espada pende, causando pânico, sobre a grande maioria dos políticos.

Hoje se diz com total naturalidade que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, está prestes a propor a acusação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, assim como do líder do maior partido da oposição, Aécio Neves, e dos líderes do maior partido, o PMDB, do provável novo presidente Michel Temer.

Essa espada aparece ameaçadora sobre as cabeças dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. E não uma, mas até uma dúzia de espadas acusatórias. Meio Congresso vive sob o medo da justiça.

A classe política brasileira poderá continuar sob o trágico temor dessa espada de Dâmocles? E por quanto tempo sem que isso suponha finalmente um perigo para a democracia?

Há quem deseje passar uma borracha na Lava Jato para afastar das cabeças dos políticos a afiada espada de Dâmocles. Já não é possível. A luta contra a corrupção foi adotada pela sociedade civil. Fora do Brasil, a operação levada a cabo pelo juiz Sérgio Moro e sua equipe é vista como uma das esperanças de renovação da classe política brasileira.

Ao mesmo tempo, essa incerteza, que torna cada vez mais difícil escolher novos governos com políticos que no dia seguinte não apareçam sob as garras dos juízes, vai ter de acabar.

O Supremo Tribunal Federal, uma das instituições mais bem avaliadas hoje pela opinião pública, tem o dever de julgar, condenar ou absolver, sem perda de tempo, os políticos atualmente sob suspeita ou já objeto de acusações. Não são desculpáveis parcimônias nestas horas decisivas para o país. O Brasil tem pressa.

A sociedade precisa saber quais políticos estão manchados pela corrupção, para eliminá-los da vida pública, e em que pode continuar confiando, se é que ainda existe um punhado de justos como no texto bíblico de Sodoma e Gomorra.

Nada pior, neste momento de reconstrução do país em crise, que a incerteza sobre a ética daqueles que devem nos governar.

Essa moderna espada de Dâmocles não pode continuar indefinidamente sobre a cabeça dos políticos, transformando todos em suspeitos.

A justiça precisa, urgentemente, separar o joio do trigo se queremos um Brasil novo e mais limpo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja + EL PAÍS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Na Veja: Kátia Abreu 'se despede' e faz juras de lealdade a Dilma..!!

    A sra. Kathia parece ter uma óptica um pouco curta com relação a governo!!

    Nao e porque a presidANTA escutou os conselhos sobre os investimentos da agricultura que e uma santa e capacitada para gerenciar um Brasil , que diga se de passagem e um pouco maior que o seu volume cefálico e capaz de avaliar!

    Uma presidANTA que nao consegue concluir uma so frase gramaticalmente correta sem falar na linha de raciocinio.

    O que pesa sra ABREU nao e se investiu ou nao na agricultura, o que pesa e o desejo imensurável de PODER e perpetuação NELE!!

    Para isso se faz valer junto aos seus , PETRALHAS de toda e qualquer artimanha , lançando mão de toda sorte de enganos e mentiras, dados ocultos , financiamento de campanha obscuros, relacoes com empreiteiras que nem se diga e dai por diante !

    Para ser presidente de uma Nacao e preciso mais que investir na agricultura; e preciso ter uma visao de Nacao, ( incluía se ai todas as classes sociais, entenda se classes pobres media e rica ), nao somente de um punhado de grupelhos unidos em prol da permanencia Eterna no poder, sistema Hobin Wood ( roubando dos que trabalham para dar aos que nao fazem nada )como e o caso das bolsas dos Petralhas!!

    Nao e so governar para aqueles que necessitam bolsa, mais também e necessário governar para os que trabalham, produzem e sao adeptos de uma verdadeira democracia.

    Emocionante o discurso da sra ABREU, ate me deu vontade de chorar ,quanta lealdade!!

    De verdade precisamos de ministros que tenham no coração a cor verde - amarela e nao a cor de um partido , diga se de passagem o MAIS DESONESTO QUE JA SE TEVE NOTICIAS NESSE PAIS!!

    Devido a sua curta visão sra KATHIA , e que voce se tornou igual a eles.

    TCHAU LINDA!! e hora de tomar o taxi ......a festa acabou!!

    Acorda Brasil

    0