Governo central tem superávit primário R$ 9,751 bi em abril, acima do esperado

Publicado em 30/05/2016 14:47

logo mini reuters noticias

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência Social) registrou superávit primário de 9,751 bilhões de reais em abril, muito acima do esperado e interrompendo dois meses no vermelho, beneficiado pelos menores subsídios ocorridos no período, em decorrência de efeito calendário.

Com o resultado do mês passado, o rombo primário acumulado no ano recuou a 8,451 bilhões de reais, informou nesta segunda-feira o Tesouro Nacional.

Em pesquisa Reuters, a projeção era de saldo positivo de 600 milhões de reais em abril, pela mediana das expectativas. A estimativa mais baixa era de déficit de 4,9 bilhões de reais e a mais alta, de um superávit de 6 bilhões de reais.

"Fundamentalmente é um resultado por conta de calendário, mas não está fora das estimativas da grande maioria dos analistas que acompanham as finanças públicas", afirmou o secretário do Tesouro, Otávio Ladeira.

Ao contrário do que ocorreu em meses anteriores, as despesas totais caíram em abril em 6,4 por cento sobre um ano antes, a 93,862 bilhões de reais, já descontada a inflação.

A menor conta com subsídios e subvenções foi determinante para o movimento, com retração de 96,5 por cento no período, a 145,3 milhões de reais.

Ladeira explicou que o recuo deveu-se à base de comparação, já que no ano passado os subsídios de meses anteriores foram pagos em abril. Agora, eles são desembolsados nos meses devidos após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter condenado as chamadas pedaladas fiscais.

Em outra frente, houve redução de 72,3 por cento nas despesas com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em abril, a 800,9 milhões de reais.

Ladeira explicou que o pagamento no mês passado foi suspenso pelo Ministério da Educação em função de ação judicial de um Estado, o que acabou guiando a expressiva queda na comparação anual. Resolvida a questão na Justiça, a transferência ocorreu em 13 de maio. Com isso, a expectativa é que esses recursos tenham um impacto extraordinário nas contas da União de 1,1 bilhão de reais em maio.

Também contribuindo para a redução de despesas em abril, os recursos para o Minha Casa, Minha Vida minguaram em 56,1 por cento, a 517,6 milhões de reais.

O Tesouro informou ainda que a receita líquida total recuou 6,9 por cento em abril, sobre um ano antes, a 103,613 bilhões de reais, diretamente impactada pelo recuo na arrecadação previdenciária e com impostos em meio à recessão econômica.

O governo do presidente interino Michel Temer, que teve início no dia 12 passado, ganhou aval do Congresso na semana passada para fechar o ano com déficit primário do governo central de até 170,5 bilhões de reais. A cifra, calculada pela nova equipe econômica, descarta o impacto de quaisquer medidas que dependam de aprovação do Legislativo, como a recriação da CPMF, mas não inclui, por exemplo, eventual necessidade de socorro do Tesouro à Eletrobras. Se o número for confirmado, será o terceiro déficit seguido do governo central e o resultado mais fraco da série, diante do cenário de forte recessão econômica.

Os mercados financeiros reagiram bem ao resultado primário de abril, com o dólar ampliando a queda sobre o real e os juros futuros acelerando as perdas.

DÍVIDA COM ESTADOS

Em coletiva de imprensa, Ladeira disse que o governo está consciente da situação fiscal dos Estados e que nesta semana iniciará as discussões com os entes para a busca de uma solução, com atenção especial para o curto prazo.

Ele reforçou, contudo, que uma melhora das contas desses entes passa necessariamente por um rearranjo dos elementos que levaram à situação atual, com destaque para despesas previdenciárias e com pessoal.

O secretário afirmou que o Tesouro pagou na sexta-feira passada o valor devido pelo Rio de Janeiro à Agência Francesa de Desenvolvimento, já que o empréstimo contava com garantia da União e o Estado não quitou a parcela no prazo devido. Ele ressaltou que o montante será abatido dos recursos destinados ao RJ pelo Fundo de Participação dos Estados.

Em relação a uma outra dívida ainda não paga pelo RJ ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ladeira afirmou que o prazo para o pagamento, contada a extensão de negociação já prevista em contrato, ainda não acabou.

(Reportagem adicional de Cesar Raizer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário