Dólar sobe pouco mais de 1% ante real após referendo britânico; mas fecha semana com queda de 1,19%

Publicado em 24/06/2016 17:07

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta de pouco mais de 1 por cento frente ao real nesta sexta-feira após o Reino Unido votar por deixar a União Europeia (UE), mas a perspectiva de estímulos de bancos centrais em todo o mundo e o otimismo cauteloso dos investidores com o Brasil limitou o avanço.

O dólar avançou 1,05 por cento, a 3,3797 reais na venda. Mesmo assim caiu 1,19 por cento na semana, quarta queda semanal consecutiva, acumulando perda de 6,41 por cento no período.

A moeda norte-americana subiu 3,15 por cento na máxima desta sessão, a 3,4500 reais, e foi a 3,3518 reais na mínima, alta de 0,22 por cento. O dólar futuro avançava cerca de 1 por cento no fim da tarde.

"O efeito 'Reino Unido' foi responsável por uma alta no dólar, mas foi muito mais fraco do que eu esperava. A boa vontade do mercado com o Brasil está em alta", disse o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.

O dólar abriu em forte alta nesta manhã após a campanha pela saída britânica da UE vencer por 51,89 por cento contra 48,11 por cento, forçando a renúncia do primeiro-ministro David Cameron.

Investidores vinham apostando que a campanha pela permanência seria vitoriosa, o que trouxe o dólar abaixo de 3,35 reais pela primeira vez em um ano na véspera.

"O mercado sangrou um pouco com o referendo e teve que desfazer parte do otimismo dos últimos dias. Mas o movimento é mais um ajuste do que um pânico generalizado", disse o economista da corretora Renascença Marcos Pessoa.

Ativos considerados portos-seguros, como ouro e títulos alemães, subiam, enquanto a libra esterlina chegou a despencar ao menor nível em 31 anos frente ao dólar. Em relação ao fechamento do real na quinta-feira, a libra caía cerca de 7 por cento.

Desde o início deste pregão, porém, analistas advertiram que a pressão sobre o câmbio tendia a ser limitada pela perspectiva de novos estímulos de bancos centrais estrangeiros e até mesmo a possibilidade de o Federal Reserve, banco central norte-americano, postergar o aumento de juros.

Em nota, o BC brasileiro destacou que está monitorando os mercados financeiros após o referendo e que, caso necessário, "adotará as medidas adequadas para manter o funcionamento normal dos mercados financeiro e cambial".

"O BC ganhou no gogó, conseguiu tranquilizar um pouco o mercado. Não vai precisar usar qualquer ferramenta, seja swap ou linha", disse o operador de um banco nacional que opera diretamente com a autoridade monetária, referindo-se aos swaps cambiais, que equivalem a compra ou venda futura de dólares.

O BC tem atuado muito pouco nos mercados cambiais nas últimas semanas, realizando apenas dois leilões de linha para rolagem desde 19 de maio.

BRASIL

O mercado brasileiro de câmbio ficou entre as reações mais contidas na América Latina, refletindo o bom humor dos investidores com a situação política brasileira.

O dólar chegou a subir mais de 7 por cento e atingir nova máxima histórica em relação ao peso mexicano, mas devolveu parte dos ganhos e subia por volta de 4 por cento nesta tarde.

Em comparação, o dólar chegou a operar perto da linha d'água em relação ao real. Operadores citaram fluxos de entrada de divisas no mercado à vista de agentes que viram nos picos da moeda norte-americana oportunidade de entrada no mercado local.

"O noticiário local tem sido relativamente favorável, com vitórias no Congresso e trégua nas denúncias contra o novo governo. Isso ajuda o real a ter desempenho melhor que seus pares", disse o economista da 4Cast Pedro Tuesta.

Ele citou medidas como a negociação da dívida dos Estados com a União e planos do presidente interino Michel Temer para limitar os gastos do governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário