BC vê retração inédita do estoque de crédito livre em 2016 diante da fraca economia

Publicado em 27/06/2016 13:17

logo mini reuters noticias

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - Diante do cenário de recessão, desemprego e inflação elevada, o Banco Central passou a ver retração de 1 por cento no estoque de crédito livre no país em 2016 que, se confirmado, será o primeiro resultado negativo da série histórica iniciada em março de 2007.

Até então, o BC calculava que haveria expansão de 2 por cento nesta modalidade, depois de ter crescido 3,88 por cento no ano passado. A expansão do estoque de crédito livre --que tem direcionamento livre pelas instituições financeiras-- chegou ao auge em 2008, quando saltou mais de 30 por cento.

Em projeções divulgadas nesta segunda-feira, o BC também ajustou sua perspectiva para o crédito direcionado, enxergando crescimento de 3 por cento no ano, contra 7 por cento antes.

Com isso, a previsão para a expansão do estoque total de crédito no país foi reduzida a apenas 1 por cento em 2016, contra 5 por cento antes. Se confirmado, também será o pior desempenho histórico.

Em coletiva de imprensa, o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, atribuiu a drástica revisão ao baixo dinamismo da economia e ao frágil desempenho do crédito nos primeiros cinco meses de 2016.

No acumulado do ano até maio, o estoque total de crédito sofreu queda de 2,3 por cento, com desempenhos negativos de janeiro a abril. Em maio, houve interrupção dessa sequência, mas com crescimento modesto, de apenas 0,1 por cento sobre o mês anterior, a 3,145 trilhões de reais, equivalentes a 52,4 por cento do PIB.

Nesta segunda, o BC calculou que essa relação encerrará o ano em 52 por cento do PIB, sobre previsão anterior de 54 por cento.

A autoridade monetária também cortou suas estimativas para a expansão do estoque pelo critério de instituições bancárias. Agora, prevê que a alta em bancos públicos será de 4 por cento, contra 8 por cento anteriormente. Nos bancos privados nacionais, o estoque deverá cair 4 por cento, ante recuo de 1 por cento antes. Já nos privados estrangeiros, a expansão deverá ser de 1 por cento, contra 4 por cento.

MAIO

O BC informou ainda que a inadimplência no país no segmento de recursos livres subiu a 5,9 por cento em maio, contra 5,7 por cento em abril, renovando mais uma vez o patamar mais alto da série histórica, iniciada em março de 2011.

O spread bancário --diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final-- também subiu em maio, a 39,7 pontos percentuais, sobre 38,9 pontos em abril, também maior patamar da série.

No mesmo segmento, em que as taxas são livremente definidas pelas instituições financeiras, os juros médios foram a 52,3 por cento ao ano, novo recorde histórico, contra 52,1 por cento por cento no mês anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário