Ataque suicida do Estado Islâmico em aeroporto de Istambul (Turquia) causa 28 mortos

Publicado em 28/06/2016 19:01
Reuters

 

Ataque suicida em aeroporto de Istambul 

Por Daren Butler e Ayla Jean Yackley

ISTAMBUL (Reuters) - Dois homens-bomba abriram fogo antes de se explodirem na entrada do principal aeroporto internacional em Istambul, nesta terça-feira, matando pelo menos 28 pessoas e ferindo várias outras, disseram autoridades turcas e testemunhas.

A polícia disparou tiros para tentar conter os agressores antes que eles chegassem a uma checagem de segurança no terminal de chegadas do aeroporto Ataturk, mas eles se explodiram, segundo uma das autoridades.

Falando no Parlamento, o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, disse com base em informações iniciais que só poderia confirmar um agressor. Ele afirmou que 28 pessoas foram mortas e cerca de 20 ficaram feridas.

"De acordo com informações que recebi, na entrada do terminal internacional do Aeroporto Ataturk um terrorista primeiro abriu fogo com um rifle Kalashnikov e depois se explodiu", declarou ele em comentários transmitidos pela CNN Turca.

De acordo com a agência estatal Anadolu, cerca de 60 pessoas se feriram, seis delas gravemente.

Ataturk é o maior aeroporto da Turquia e um grande centro de conexões para os viajantes internacionais. Imagens postadas nas redes sociais a partir do local mostraram pessoas feridas deitadas no chão dentro e fora de um dos terminais.

Imagens de televisão mostraram ambulâncias se dirigindo para o local. Uma testemunha disse à CNN Turca que o tiroteio foi ouvido do estacionamento do aeroporto. Táxis transportaram feridos, segundo a testemunha.

Autoridades interromperam a decolagem de voos regulares no aeroporto e os passageiros foram transferidos para hotéis, disse um funcionário da Turkish Airlines. Antes, um funcionário do aeroporto afirmou que alguns voos foram desviados.

A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.

No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.

A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda.

Paramédicos socorrem vítimas de ataque em aeroporto de Atarturk, em Istambul
TURQUIA-EXPLOSAO-MORTOS

Paramédicos socorrem vítimas de ataque em aeroporto de Atarturk, em Istambul

Paramédicos socorrem vítimas de ataque em aeroporto de Atarturk, em Istambul 28/06/2016 REUTERS/Osman Orsal

 

Polícia acredita que Estado Islâmico esteja por trás de ataque a aeroporto de Istambul, diz agência Dogan

ISTAMBUL (Reuters) - A polícia acredita que o Estado Islâmico estava por trás do ataque suicida a bomba no aeroporto internacional de Istambul que matou 28 pessoas nesta terça-feira, informou a agência de notícias Dogan.

Segundo a agência, fontes policiais disseram: "o Isis (sigla para se referir ao Estado Islâmico) está por trás do ataque" ao aeroporto de Ataturk. Uma autoridade turca, no entanto, disse que era muito cedo para confirmar quaisquer ligações quando questionado sobre a notícia da agência Dogan.

Dois homens-bomba se explodiram em aeroporto de Istambul; 

ISTAMBUL (Reuters) - Dois suspeitos se explodiram no aeroporto Ataturk de Istambul nesta terça-feira, detonando seus explosivos pouco antes de passarem pela checagem de segurança, afirmou uma autoridade turca.

O ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, disse à emissora NTV que 28 pessoas morreram no ataque.

Um agressor abriu fogo com um rifle Kalashnikov no aeroporto, disse a NTV citando o ministro. Segundo uma autoridade turca, a polícia disparou para "neutralizar" os suspeitos na entrada do terminal internacional.

 

TURQUIA-EXPLOSAO-AEROPORTO-MORTES

Número de mortos em ataque a aeroporto de Istambul sobe a 28, diz governador

ISTAMBUL (Reuters) - Os ataques suicidas a bomba no aeroporto internacional de Istambul na terça-feira mataram 28 pessoas, disse o governador da província turca, citado pelo canal de notícias NTV, ante notícias iniciais de 10 mortos.

O governador também disse que as autoridades acreditam que três homens-bomba atacaram o Aeroporto Ataturk, o terceiro mais movimentado da Europa, porque houve três explosões distintas, de acordo com a NTV.

(Por Ayla Jean Yackley)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário