Datafolha aponta que metade dos brasileiros prefere Temer a Dilma (na FOLHA)

Publicado em 16/07/2016 20:32
O QUE É MELHOR PARA O PAÍS (Em %) Temer continuar 50 - Dilma voltar 32 -- Nenhum dos dois 4 -- Eleições 3 -- Outras respostas 2 --Não sabe 9

Entre a volta da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) ao poder e a permanência do interino Michel Temer (PMDB), 50% dos brasileiros avaliam que, para o Brasil, seria melhor que o peemedebista continuasse no cargo até 2018. Apenas 32% achariam melhor que Dilma retornasse ao Palácio do Planalto.

Os 18% restantes responderam "nenhum", preferiram uma eleição, deram outras respostas ou disseram não saber.

Na primeira avaliação do governo Temer realizada pelo Datafolha em pesquisa nos dias 14 e 15 de julho, o interino tem, dois meses depois de assumir, uma taxa de aprovação similar à de Dilma antes de deixar o cargo:
14% consideram sua gestão ótima ou boa. No início de abril, 13% tinham a mesma opinião sobre o governo Dilma.

A reprovação a Temer, porém, é muito inferior à de Dilma . Ele é visto como ruim ou péssimo por 31%, cerca de metade do atribuído a Dilma (65%) antes de ser afastada.

A diferença é explicada pelo índice dos que consideram a gestão Temer regular (42%), em patamar superior ao obtido pela petista (24%). Parcela de 13% não soube opinar sobre a gestão do interino.

Em relação a levantamento feito em abril (antes do afastamento de Dilma) e que procurou medir as expectativas dos brasileiros sobre um futuro governo Temer, houve uma diminuição de sete pontos na taxa de ruim/péssimo (que passou de 38% na ocasião para 31% agora).

Já o índice de regular subiu nove pontos, de 33% para 42%. O de ótimo e bom variou de 16% para os atuais 14%.

Um dado que chama a atenção é que um em cada três brasileiros (33%) não sabe o nome do atual ocupante do cargo da Presidência da República. Questionados, 65% respondem corretamente que Michel Temer é o ocupante do cargo. Outros 2% citaram nomes errados.

IMPEACHMENT

A pesquisa mostra também que o afastamento definitivo de Dilma pelo Senado é defendido por 58% dos brasileiros, e 35% se opõem à saída. Há ainda 3% que declaram ser indiferentes em relação à situação, e 3% não opinaram.

Em abril deste ano, quando consultados sobre o afastamento da petista pela Câmara dos Deputados, 61% defendiam o impedimento da presidente, e 33% eram contrários à medida.

Independente da posição sobre o assunto, 71% acreditam que Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República, e para 22% ela não será afastada. Há ainda 7% que preferiram não opinar sobre o tema.

Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o Datafolha ouviu 2.792 eleitores em 171 municípios.

Otimismo com economia tem melhor patamar desde 2014, diz Datafolha

As expectativas dos brasileiros sobre o futuro da economia do país e em relação à sua situação pessoal deram um salto nos últimos meses e atingiram o maior patamar desde dezembro de 2014.

Segundo nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 14 e 15 de julho, os brasileiros estão mais confiantes em relação à queda da inflação, à diminuição do risco de ficar desempregados e ao aumento do poder de compra.

Na comparação com fevereiro, antes do início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e da posse do governo interino do presidente Michel Temer (PMDB), o Índice Datafolha de Confiança (IDC) registrou melhora em cinco dos sete indicadores que compõem o índice geral.

No conjunto, o IDC registrou 98 pontos, uma alta de 11 pontos em relação a fevereiro. Esta é a melhor pontuação desde o final de 2014, quando chegou a 121 pontos.

Este foi o terceiro levantamento consecutivo em que o índice apresentou melhora.

O maior salto, de 34 pontos entre fevereiro e agora, foi em relação à expectativa de avanço da situação econômica do país, que passou de 78 para 112 pontos.

Em relação à perspectiva pessoal dos entrevistados, o aumento foi de 17 pontos, passando de 128 para 145.

Pela metodologia do Datafolha, índices acima de 100 são considerados positivos e abaixo disso, negativos.

RECESSÃO

A melhora na percepção dos brasileiros em relação à economia no geral e à sua situação pessoal coincide com uma expectativa de agentes do mercado financeiro, do comércio e da indústria de que o pior da recessão possa estar ficando para trás.

Nas últimas semanas também foram registradas quedas contínuas na cotação do dólar frente o real e valorização do índice Bovespa, principal termômetro do mercado de ações no país.

A pesquisa mostra que os indicadores mais próximos do dia a dia dos brasileiros (relativos ao emprego, poder de compra e inflação) continuam no campo negativo (abaixo de 100 pontos).

Mas todos apresentaram melhora na comparação com o levantamento realizado em fevereiro deste ano.

No caso da inflação, a alta foi de 18 pontos (para 40). Em relação ao desemprego, de 17 (para 50). Já em relação ao poder de compra dos entrevistados, a variação foi de 10 pontos, passando a 54.

Depois de atingir 10,67% no ano passado, o mercado prevê uma variação de preços pouco superior a 7% em 2016, o que significará uma melhora no poder de compra dos consumidores.

Mas, com exceção das boas notícias na inflação e do dólar em queda, o governo Temer ainda não produziu mudanças profundas na economia que justifiquem o otimismo dos brasileiros revelado na pesquisa.

Para serem atacados, os grandes problemas macroeconômicos de fundo, como o insustentável aumento da dívida pública provocado por deficits fiscais crescentes, além do rombo na Previdência, ainda dependem de medidas impopulares a serem aprovadas no Congresso.

E embora a pesquisa mostre algum otimismo em relação ao futuro do mercado de trabalho, a taxa de desemprego atingiu 11,2% no trimestre encerrado em maio e é provável que continue a subir mais nos próximos meses antes de começar a cair.

BRASIL EM BAIXA

Enquanto os indicadores econômicos melhoraram e alcançaram as pontuações mais altas desde dezembro de 2014, o Índice Datafolha de Confiança aponta que a avaliação dos entrevistados sobre o Brasil como lugar para se viver e o sentimento de orgulho de ser brasileiro foram os únicos indicadores que apresentaram quedas.

Embora ainda se mantenham acima da média geral do índice (98 pontos), os dois indicadores desceram às pontuações mais baixas de toda a série histórica: 145 e 138, respectivamente.

A pesquisa mostrou também que uma parcela de 32% dos brasileiros cita espontaneamente a corrupção como o principal problema do país.

Na sequência aparecem a área da saúde (17%), desemprego (16%; índice mais alto desde março de 2009), violência e falta de segurança (6%) e educação (6%).

Em dezembro de 2014, após a reeleição de Dilma, apenas 9% viam a corrupção como o principal problema.

 

Lula lidera disputa, mas não garante vitória no 2º turno, diz Datafolha

FERNANDO CANZIAN
DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto do Datafolha para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018.

O petista não garante, no entanto, a vitória em um eventual segundo turno e poderia ser derrotado pela ex-senadora Marina Silva (Rede) ou pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB).

Após dividir a preferência do eleitorado com Marina nos últimos levantamentos para o primeiro turno, Lula oscilou positivamente e abriu vantagem sobre a potencial adversária, que caiu.

Já os possíveis candidatos do PSDB consultados no levantamento (José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin ) oscilaram negativamente ou mantiveram patamares anteriores, o que favoreceu Lula.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Marina, a ex-senadora venceria o petista por 44% a 32%. Lula também seria derrotado, por 35% a 40%, se o candidato no segundo turno fosse Serra, considerando a margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No geral, porém, o quadro eleitoral para 2018 permanece muito indefinido: cerca de um quarto dos eleitores (independentemente do cenário) dizem que, no primeiro turno, votariam em branco ou nulo ou não quiseram opinar sobre suas preferências.

CENÁRIOS

No cenário de primeiro turno em que Aécio é testado como candidato do PSDB, Lula aparece com 22%, Marina com 17% e o tucano com 14%.

No mesmo cenário vêm depois Jair Bolsonaro (PSC) com 7%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, Michel Temer (PMDB) com 5%, Luciana Genro (PSOL) com 2% e Ronaldo Caiado (DEM) empatado com Eduardo Jorge (PV) com 1%.

Nessa mesma simulação, brancos e nulos somam 18%, e 7% não opinaram. Nenhum dos candidatos supera, portanto, a soma de brancos, nulos e indecisos (25%).

Aécio Neves , que disputou a eleição presidencial de 2014 com Dilma Rousseff, tem hoje metade das intenções de voto que detinha em dezembro de 2015, quando aparecia com 27%.

Entre os demais tucanos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece hoje com 8% (tinha 14% em dezembro) e José Serra com 11% (detinha 15% em fevereiro).

Do final de 2015 para cá, Marina Silva perdeu mais pontos nos cenários em que os candidatos tucanos são Alckmin ou Serra. Com Aécio, ela se manteve praticamente no mesmo patamar.

A pesquisa mostra que Lula mantém um desempenho eleitoral acima da média entre os mais pobres e menos escolarizados, e que é ultrapassado pelos adversários conforme o avanço da renda e do nível de escolaridade.

Mas o petista, que é investigado pela Polícia Federal (assim como seu partido), segue como o candidato mais rejeitado entre os eleitores: 46% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Ele nega irregularidades.

Aécio, que na simulação de segundo turno está em situação de empate técnico com o Lula, é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • César José dos Santos Conceição da Aparecida - MG

    O pior cego é o que não quer ver.

    Quem não vê que esta matéria da Folha é, claramente, tendenciosa? Tá na cara. É só trazer à memória o que a imprensa noticiou dias atrás.

    Não sou petista, nem votei em Dilma.

    É uma questão de bom senso, de imparcialidade.

    0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Cesar, tem gente que bobo e cego.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. César, desculpe-me, mas não entendi sobre a afirmação: ...Quem não vê que esta matéria da Folha é, claramente, tendenciosa? Tá na cara. É só trazer à memória o que a imprensa noticiou dias atrás.... Mas de inicio fico menos apreensivo, pois diante da afirmação: Não sou petista, nem votei em Dilma.... Mostra que o Sr. tem princípios morais divergentes desses socialistas-populistas-petistas.

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Como pode Lula estar na liderança se nem um vôo comercial pode pegar?

    2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      PARABÉNS !!!... Esse é questionamento que deve-se fazer. Essa "imprensa" que nada mais é que "aparelhos de facções" deve acabar no país, pois ela é a ferramenta em construir o "senso comum" na sociedade...

      1
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Lula terá cseus direitos politicos caçados na hora certa. Nem irá nas eleições . Marina... fora da casinha. Fico com outro nome

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O que vocês acham de se começar a discutir sobre: VOTO FACULTATIVO... & ... FORA URNA ELETRÔNICA !!!

      2
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Será que nossa posição geográfica interfere sobre o nosso desenvolvimento?

    Acredito que sim, mas sobre qual desenvolvimento? Cultural, econômico ou social? Acho que eles são interligados, mas aí se deve priorizar um em relação ao outro. Pode-se alcançar um desenvolvimento econômico, mas se não for acompanhado por um desenvolvimento cultural (hábitos), com certeza não será sustentável, pois os hábitos não são condizentes com a nova realidade. Enfim, os hábitos de todos os fios do tecido social é que vai determinar os avanços dessa sociedade.

    Porque nós vivenciamos tantos altos e baixos em nossa condição social? Não é porque o dólar subiu ou abaixou, ou porque o petróleo perdeu o seu valor internacional, ou porque o Obama pegou um resfriado!

    PORQUE SOMOS UMA SOCIEDADE DESPOLITIZADA !!!

    Durante mais de meio século, a população está a procura de um "SALVADOR DA PÁTRIA"!! Passou, Getulio Vargas, Janio Quadros (vassourinha), Jango, Sarney, Collor, FHC, Lula e, ... ARGH!...(Dilma) e continuamos com o conceito de: NÃO ME METO EM POLÍTICA!! Como se política fosse um mundo do cão, todos que ali se encontram são os piores seres da terra.

    Agora, temos uma nova realidade: A CAVERNA VIRTUAL DE PLATÃO !!! Sim, todos olham o brilho do ecrã e, no seu isolamento individual, buscam somente tribos de iguais, na ideologia, pensamentos, hábitos, encontrando ali o seu berço esplendido, pois são essas imagens que me agradam, encontrando a felicidade tão desejada. Aquele que porventura, dizer que o mundo lá fora é diferente dessas imagens, de pronto é "posto de lado".

    QUAL VAI SER O FIM DISSO ???

    1
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Saiu esses dias, 13.500 dos poderosos devem 1 trilhão de imposto para a União, só o Presidente da Fiesp deve 6,9 bilhões, banco Safra 1,9 bilhões, Gerdau 1,5 bilhões, Globo 600 milhões, eu sempre falei sobre isso, agora foi divulgado, Paulo Scaff tirou o dele da reta, sempre escondeu os poderosos. No Brasil não tem estradas para escoar a safra dos Produtores Rurais, a mídia quase não divulgou o Trilhão da elite da sonegação, a grande mídia esta destruindo o Brasil. Com a Palavra o pilantra o Paulo Scaffe

      0
    • César José dos Santos Conceição da Aparecida - MG

      Queria ver um governo com coragem para apurar estas ilegalidades.

      0