Autoridade do BC chinês diz que corte de impostos é mais efetivo que cortar juros

Publicado em 22/07/2016 10:39
Reuters

Autoridade do BC chinês diz que corte de impostos é mais efetivo que de juros, segundo jornal

XANGAI (Reuters) - Uma autoridade do banco central chinês afirmou que cortes de impostos seriam uma maneira mais eficaz de estimular a economia do que cortes de juros, uma vez que as empresas ainda não estão dispostas a investir, de acordo com o Business Daily Nacional desta sexta-feira.

O diretor do Departamento de Pesquisa e Estatística do Banco do Povo da China, Sheng Songcheng, disse que as empresas foram pegas em uma armadilha de liquidez e que os reguladores deveriam focar mais em ajustes de política fiscal, segundo o jornal.

"A razão mais importante para o desvio entre o aumento na oferta de dinheiro e o crescimento da economia é a falta de disposição das empresas em investir", disse Sheng segundo o jornal.

As declarações dadas por ele parecem ser em grande parte uma reiteração das observações feitas por ele no fim de semana passado, quando também disse que a China tem espaço para aumentar a proporção do déficit fiscal para entre 4 e 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), para impulsionar a economia de forma mais efetiva.

Apesar dos seis cortes de juros desde o final de 2014, a economia chinesa continuou a desacelerar, indicando que a política monetária tornou-se menos eficaz para estimular o crescimento do que no passado, têm dito economistas.

(Por David Stanway)

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário