Dólar fecha quase estável ante real após Fed indicar possível alta de juros neste ano

Publicado em 27/07/2016 18:05

LOGO REUTERS 2.0

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou perto da estabilidade em relação ao real nesta quarta-feira, após o comunicado do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, apenas confirmar as expectativas do mercado de uma possível alta de juros ainda neste ano.

O dólar teve variação positiva de 0,02 por cento, a 3,2710 reais na venda. A moeda norte-americana chegou a 3,2968 reais na máxima da sessão imediatamente após a divulgação do comunicado do Fed e recuou a 3,2606 reais na mínima durante a tarde.

O dólar futuro recuava por volta de 0,30 por cento no fim da tarde.

"O Fed só confirmou o que o mercado suspeitava: os sustos recentes passaram e agora já é hora de considerar retomar a alta dos juros", disse o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

Nesta quarta-feira, o Fed deixou os juros inalterados e ressaltou que os riscos de curto prazo à perspectiva econômica dos Estados Unidos diminuíram, abrindo a porta para retomar o aperto monetário neste ano.

Já vinham crescendo nas últimas semanas as expectativas de que o aumento na taxa venha em algum momento neste ano diante de sinais de força na economia dos Estados Unidos e da calmaria recente nos mercados globais.

"Uma elevação de juros era praticamente descartada até o final deste ano, mas já é algo que começa a ser considerado", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em relatório divulgado pela manhã.

Antes da decisão do Fed, os juros futuros norte-americanos já indicavam chances levemente majoritárias de aumento dos juros em dezembro, o que pode atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados em mercados emergentes como o Brasil.

Por outro lado, alguns encararam essa possibilidade como um sinal de confiança na recuperação econômica norte-americana, o que tende a ser positivo para economias emergentes no médio prazo.

Notícias de que o Japão vai anunciar novo pacote de estímulos na próxima semana contribuíram para alimentar o bom humor. Mas o impacto sobre o câmbio foi limitado, já que não se sabe ainda se o banco central do país também agirá para sustentar a economia em sua reunião na sexta-feira.

No cenário local, operadores continuaram à procura de novas pistas sobre o futuro da política fiscal, em meio ao noticiário político relativamente esvaziado devido ao recesso parlamentar branco.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu novamente 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares, repetindo a operação que realizou em todos os pregões neste mês, com exceção de um.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário