Comissão do Senado adia votação de reajuste para ministros do STF

Publicado em 23/08/2016 14:12

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou nesta terça-feira a votação do projeto que reajusta o salário de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido de vista coletivo, e voltará a analisar o tema na próxima sessão ordinária do colegiado, que ocorrerá em 6 ou 13 de setembro.

Até lá, o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff deve ter sido concluído. O início do processo no Senado está marcado para esta quinta-feira.

Pelo texto do projeto, o salário dos ministros, que serve de teto para o funcionalismo público, passaria dos atuais 33,7 mil reais para 36,7 mil reais a partir de junho deste ano, e para 39,3 mil reais em janeiro de 2017.

O relator do projeto, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), apontou que diante dos déficits primários esperados para este ano e o próximo, o governo não conta com recursos em caixa para elevar os salários, investida que teria custo anual superior a 4,5 bilhões de reais, segundo estimativa da consultoria de Orçamento do Senado, em função do amplo efeito cascata decorrente de sua aprovação.

"A conjuntura econômica atual de grave crise exige a necessidade de um sacrifício compartilhado por toda a sociedade, inclusive da parcela mais bem remunerada do setor público, que não sofre as mazelas do desemprego, em função da estabilidade", escreveu Ferraço em seu relatório, contrário à aprovação do projeto.

O governo do presidente interno Michel Temer quer segurar aumento de servidores que estão na pauta do Congresso, em meio ao cenário ruim das contas públicas do país. O governo, antes disso, havia encaminhado alguns aumentos, mas recuou diante da má repercussão frente aos agentes econômicos.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário