Temer deve falar à nação assim que for confirmado o impeachment de Dilma

Publicado em 26/08/2016 16:18

LOGO REUTERS 2.0

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente interino Michel Temer prepara um pronunciamento à nação para ser veiculado em cadeia de rádio e tevê logo depois que o Senado pronunciar o resultado do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Temer vem preparando o texto, segundo fontes do Palácio do Planalto, mas o pronunciamento somente será gravado depois que o Senado promulgar definitivamente o resultado da votação, o que deve acontecer na terça-feira.

A intenção do Planalto é que Temer faça uma primeira fala à nação como presidente antes da viagem à China, onde irá participar no próximo final de semana da reunião do G20. O presidente interino quer deixar, antes de viajar, um recado de “unidade nacional” e que trabalhará para “colocar o país nos trilhos”.

Temer deve repetir a necessidade de reforçar a agenda econômica, com foco no ajuste fiscal e na retomada de investimentos, da confiança dos empresários e no aumento dos empregos. Mais do que falar à população, o presidente interino quer reforçar sua intenção de manter a austeridade fiscal em um momento em que o mercado já começa a mostrar desconfiança com os compromissos do governo Temer, prestes a se tornar efetivo.

Existe, ainda, a possibilidade de que o presidente interino ainda faça uma declaração à imprensa no mesmo dia, logo depois de tomar posse no Senado. Seria sua primeira entrevista como presidente efetivo, mas não está garantida, segundo uma fonte, porque pode não haver tempo suficiente. Temer, no entanto, deve falar durante sua viagem à China.

POSSE

O Planalto ainda trabalha com a possibilidade de o Senado terminar a votação do processo de impeachment na madrugada de terça-feira, o que permitiria a Temer ir ao Senado tomar posse na tarde do mesmo dia, gravar o depoimento e partir para a China à noite.

No Senado, no entanto, a previsão é de que a votação possa acabar acontecendo apenas na madrugada de quarta-feira, o que atrasaria a viagem do presidente interino.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário