Bovespa fecha praticamente estável antes de votação final do impeachment

Publicado em 30/08/2016 18:06

LOGO REUTERS 2.0

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou praticamente estável nesta terça-feira, com a alta das ações preferenciais da Petrobras contrabalançando o cenário externo desfavorável, enquanto o mercado aguarda o desfecho do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

O Ibovespa encerrou com variação negativa de 0,06 por cento, a 58.575 pontos. O volume financeiro somou 5,38 bilhões de reais, ficando novamente abaixo da média do ano.

As bolsas nos Estados Unidos encerraram no vermelho, pressionadas particularmente por notícias envolvendo a Apple, além de dados de consumo, uma vez que o foco segue ainda voltado para o Federal Reserve e o ritmo de elevação dos juros norte-americanos.

A sessão também terminou com índice Thomson Reuters de commodities em baixa, reflexo da apreciação do dólar, diante de expectativas sobre a maior possibilidade de alta de juros nos EUA em setembro.

Em Brasília, o Senado começou nesta sessão a fase de debates no julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, com troca de argumentos entre senadores favoráveis e contrários ao impedimento da petista. A votação final do impeachment está prevista para quarta-feira.

DESTAQUES

- PETROBRAS fechou com as preferenciais em alta de 1,71 por cento, apesar da fraqueza nos preços do petróleo, conforme seguem expectativas sobre os desinvestimentos da estatal. A companhia e a norueguesa Statoil anunciaram que vão ampliar parcerias em futuros leilões de áreas de exploração de petróleo.

- VALE encerrou com as preferenciais em baixa de 2,01 por cento, na esteira do declínio de papéis de mineradoras também no exterior. O movimento foi acompanhado pelas siderúrgicas, com CSN liderando a queda com recuo de 3,09 por cento.

- ESTÁCIO cedeu 4,76 por cento, pior desempenho do índice, após o presidente Gilberto Teixeira de Castro pedir demissão, citando motivos pessoais e familiares. A segunda maior empresa de educação superior do Brasil está sendo comprada pela rival maior KROTON, que fechou o dia com declínio de 3,69 por cento.

- CESP caiu 2,44 por cento, em meio a movimento de realização de lucros após ganhos apoiados na expectativa de privatização da geradora de energia.

- BRASKEM subiu 5,64 por cento, para a máxima em quase quatro meses, tendo no radar reportagem do jornal Valor Econômico afirmando que, com a proximidade de um acordo de leniência da Odebrecht na operação Lava Jato, alguns agentes financeiros começam a se movimentar para recolocar a participação da Petrobras na petroquímica na lista de ativos prioritários para a venda.

- SUZANO valorizou-se 2,43 por cento, em sessão de alta no setor de papel e celulose, favorecido pelo fortalecimento do dólar sobre o real, apesar de nova queda nos preços de celulose de fibra curta na China.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário