Brasil perde menos empregos formais em agosto, diz Caged

Publicado em 23/09/2016 16:33

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil fechou 33.953 vagas formais de emprego em agosto, um pouco acima do esperado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira.

Em pesquisa da Reuters, a expectativa era de que 32 mil empregos seriam encerrados no último mês, segundo mediana das expectativas.

Apesar disso, o dado veio melhor que o resultado negativo em 86.543 vagas no mesmo mês do ano passado.

Em agosto, as demissões superaram a criação de vagas principalmente na construção civil (-22.113 postos), seguida pela agricultura (-15.436) e serviços (-3.014). A indústria da transformação, que vinha no vermelho nos últimos meses, mostrou um desempenho positivo, com abertura líquida de 6.294 postos.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, houve o fechamento líquido de 651.288 postos na série com ajuste -- performance mais fraca da série histórica iniciada em 2002. Nos doze meses encerrados em agosto, foram 1,656 milhão de postos perdidos, também na série com ajustes.

O movimento de rápida deterioração do mercado de trabalho vem a reboque da recessão econômica, que afeta a confiança dos agentes econômicos.

Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil subiu a 11,6 por cento no trimestre encerrado em julho, com quase 12 milhões de pessoas sem emprego no país.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário