Ciclo de baixa do preço do petróleo está perto do fim, diz ministro saudita

Publicado em 24/10/2016 06:44

RIAD — O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, afirmou neste domingo que o ciclo de queda dos preços do petróleo está chegando ao fim, em uma conjuntura de mercado mais favorável.

"O atual ciclo de baixa dos preços está chegando ao fim. E as condições do mercado em termos de oferta e demanda melhoram", declarou Al-Faleh em uma entrevista coletiva em Riad, ao lado de Mohamed ben Saleh al-Sada, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O ministro saudita se mostrou "otimista" a respeito da evolução dos preços.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, que realiza uma viagem pelo Oriente Médio, manteve entrevistas neste domingo com autoridades sauditas. A Venezuela, membro da Opep, enfrenta uma grave crise econômica e política, agravada epla queda dos preços do petróleo. No sábado, na etapa anterior de sua visita, no Irã, o presidente venezuelano pediu que fosse reforçada a cooperação entre os países produtores de petróleo, membros ou não da Opep, para estabilizar os preços.

“Para estabilizar os preços do petróleo, temos de refletir [...], aumentar a consultas entre os países produtores, a OPEP e não-OPEP”, disse Maduro durante uma reunião com o presidente iraniano Hassan Rohani, de acordo com o site da Presidência iraniana. "Os países produtores devem procurar um acordo justo para estabilizar os preços", acrescentou.

Otimismo sobre os preços

O ministro saudita Faleh, cujo país é o líder do cartel de exportação, se mostrou neste domingo otimista sobre a evolução dos preços do petróleo, destacando que “queda dos estoques americanos continua há sete ou oito semanas.”

Faleh também destacou as "fortes relações" entre o reino saudita e a Rússia, o maior produtor de petróleo do mundo, mas não um membro da OPEP, mencionando uma "aproximação" entre as posições dos dois países sobre a questão do petróleo.

Al-Faleh afirmou que os pontos de vista entre o reino e a Rússia sobre a necessidade de estabilizar o mercado "estão se aproximando".

"A Arábia Saudita começou a desempenhar um papel importante de coordenação entre a Rússia ... e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), especificamente os países do Golfo", disse Falih, em uma coletiva de imprensa com os seus pares russos e do Catar, em Riad.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário