Mercado aposta em queda mais lenta da taxa básica de juros

Publicado em 26/10/2016 07:31

Os investidores passaram a apostar que a taxa básica de juros da economia irá cair em ritmo mais lento do que o esperado na semana passada, quando o Banco Central deu a partida em um novo ciclo de redução da taxa Selic.

Divulgada nesta terça (25), a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC indicou que, na avaliação da instituição, as projeções do mercado são mais otimistas do que o cenário econômico permitiria.

Segundo a ata, existe espaço para "flexibilização gradual e moderada" das taxas de juros, mas as projeções do mercado são incompatíveis com a redução da inflação na velocidade desejada pelo BC, impondo "limites para a magnitude dessa flexibilização".

O BC vem atrelando a queda Selic à redução da inflação para a meta de 4,5% em 2017 e ao avanço das políticas de ajuste fiscal, como a criação do teto para o crescimento de gastos do governo.

Em ajuste ao comunicado do BC, as taxas de juros futuros voltaram a subir. Os contratos de juros futuros negociados na BM&FBovespa indicam a expectativa do mercado financeiro para a Selic.

Na semana passada, o Copom reduziu a taxa básica de juros da economia de 14,25% para 14%. A primeira redução em quatro anos foi considerada modesta por parte do mercado, que estava dividida entre redução de 0,25 e 0,50 ponto percentual.

Agora o mercado se divide sobre qual será a Selic ao final de 2016, 13,75% ou 13,50%. O Copom fará nova reunião no final de novembro.

O Itaú manteve sua estimativa de queda 0,50 ponto percentual e disse considerar que "os dados e as notícias devem evoluir de forma a respaldar o corte", segundo relatório do banco.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário