Dólar sobe ante o real com correção após recentes quedas

Publicado em 26/10/2016 09:26

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta ante o real nesta quarta-feira, num movimento pontual de correção depois de dois dias de quedas terem levado a moeda norte-americana para o nível de 3,10 reais por conta de forte entrada de recursos externos.

O cenário externo também pesava nesta manhã, onde o dólar subia diante de outras divisas emergentes. Mas a expectativa de novos fluxos positivos, ressaltavam especialistas, pode inverter esse movimento de valorização da moeda norte-americana.

Às 10:23, o dólar avançava 0,48 por cento, a 3,1215 reais na venda. Nas duas sessões anteriores, a moeda recuou 1,71 por cento ante o real, acumulando perdas no mês de 4,47 por cento até a véspera. O dólar futuro avançava 0,20 por cento.

"O Banco Central informou que não pretende rolar integralmente o swap de novembro. Isso conteve o recuo do dólar na véspera, com o mercado vendo um sinal de que o nível confortável da autoridade estaria ao redor de 3,10 reais", comentou o diretor da mesa de câmbio da corretora Multi-Money, Durval Correa.

Na terça-feira, a moeda norte-americana cedeu 0,46 por cento, a 3,1065 reais, e terminou no menor nível desde 2 de julho de 2015, queda mais contida do que a perda de 1,26 por cento vista na sessão anterior.

Na noite de segunda-feira, o BC informou que não anularia integralmente os swaps tradicionais --equivalente à venda futura de dólares-- com vencimento em 1º de novembro diante do forte fluxo positivo esperado com a regularização de recursos brasileiros no exterior, cujo prazo termina em 31 de outubro.

O BC vendeu nesta manhã integralmente os 5 mil contratos de swap cambial reverso, equivalente à compra futura de dólares e que tem sido usado para reduzir o estoque de swap tradicional. Do total, nenhum contrato para 1º de novembro foi vendido.

A expectativa de fortes entradas de recursos com a regularização, avaliavam operadores, poderia mudar o rumo do mercado nesta sessão. "Estamos vendo também ingresso de recursos para a bolsa de valores. E podem puxar a moeda para baixo ao longo da sessão e dos próximos dias", disse o diretor de câmbio da Intercam Corretora de Câmbio, Jaime Ferreira.

Na véspera, o BC informou que houve entrada líquida de quase 1,6 bilhão de dólares na conta financeira ---por onde passam investimentos diretos, em portfólio e outros-- só nos últimos três dias até o dia 21 passado por conta do programa de regularização.

O mercado apenas monitorou a aprovação da PEC do teto dos gastos em segundo turno pela Câmara dos Deputados, por 359 votos, na noite passada. O placar com menos votos favoráveis à proposta do que em sua primeira votação frustrou a demonstração de força que o governo queria dar no Congresso.

O exterior também ajudava na alta do dólar frente ao real neste pregão. A moeda norte-americana subia frente a outras divisas emergentes, como o rand sul-africano, o peso mexicano e a lira turca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário