Dólar tem leve queda ante real com atuação do BC, mas cautela com cena política continua

Publicado em 02/12/2016 09:57

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em leve baixa ante o real nesta sexta-feira, após o Banco Central voltar a atuar no mercado diante do forte salto da moeda norte-americana na véspera, com os investidores cautelosos com a situação política doméstica e na expectativa por dados do mercado de trabalho norte-americano.

Às 10:52, o dólar recuava 0,13 por cento, a 3,4640 reais na venda, depois de ter fechado a véspera a 3,4685 reais, maior valor desde 16 de junho. O dólar futuro avançava 0,3 por cento.

"A atuação do BC foi perfeita, mas o interno deve falar mais alto ao longo do dia", destacou o sócio da Omnix Corretora, Vanderlei Muniz.

Na noite passada, o BC anunciou que voltaria a intervir no mercado de câmbio nesta sessão, por meio da oferta de contratos de swaps cambiais tradicionais, que equivalem a venda de dólares no mercado futuro e ajudam a conter a alta da moeda norte0americana.

A autoridade monetária vai ofertar até 15 mil contratos de swaps para a rolagem dos contratos que vencem em 2 de janeiro, equivalentes a 5 bilhões de dólares. Se o BC mantiver essa mesma atuação e vender integralmente os swaps, encerrará a rolagem em sete lelões.

"Ao chamar o leilão agora, o BC sinaliza que não quer mais muito preço do que já está no mercado", destacou Muniz.

A última vez que o BC tinha atuado no mercado havia sido em 22 de novembro, quando concluiu a rolagem dos swaps que venceram de dezembro.

A proximidade do final de semana, para quando estão previstas manifestações populares no Brasil, e a cautela com a política nacional devem deixar os investidores na defensiva ao longo do dia.

A cena política brasileira voltou a ser motivo de temores junto ao mercado após a queda de mais um ministro (Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo) de Michel Temer na semana passada por denúncias e ao desendentimento entre Judiciário e Legislativo após a desconfiguração das medidas anticorrupção.

Todos esses embates podem dificultar a aprovação de importantes medicas econômicas do governo no Congresso Nacional. Além disso, há preocupação com o conteúdo das delações premiadas de executivos da Odebrecht.

Ao longo da sessão, os investidores também vão monitorar o resultado do relatório do mercado de trabalho norte-americano, que deve reforçar as apostas de aperto monetário nos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário