Estamos confortáveis com nível de taxa de câmbio no Brasil, diz Meirelles

Publicado em 17/01/2017 14:33

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira que há conforto em relação ao patamar atual do dólar no mesmo dia em que o Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio, ajudando a moeda norte-americana a recuar para perto de 3,20 reais.

"O fato concreto é que nós temos uma taxa de câmbio flutuante e estamos bastante confortáveis com o nível de taxa de câmbio que prevalece no Brasil", disse o ministro após almoço com investidores no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Falando a jornalistas, Meirelles afirmou que há tendência de fortalecimento do dólar no cenário global, mas que, em contrapartida, também há tendência de apreciação do real em função da queda do prêmio de risco do país.

O dólar operava em queda firme ante o real nesta terça-feira, influenciado pela volta do BC ao mercado cambial após uma ausência de mais de um mês e também sob o efeito do recuo da moeda norte-americana no exterior.

Na segunda-feira, o BC anunciou seu retorno nesta sessão com os leilões de swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares--, decisão tomada após avaliar as condições de mercado. E a autoridade vendeu a oferta integral de até 12 mil contratos para rolagem dos vencimentos de fevereiro, que somam o equivalente a 6,431 bilhões de dólares.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, também endereçou a questão cambial em Davos ao destacar que o BC pode usar suas ferramentas cambiais para evitar volatilidade excessiva ou falta de liquidez, e que poderá sempre fornecer hedge a empresas devido ao grande volume de reservas internacionais que possui.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Sinceramente achava que o Meirelles entedia alguma coisa por causa do bom desempenho no período do Lula------POREM agora acho que nao sabe fazer as coisas---

    0