A noite chega e clima de tensão aumenta nas fazendas invadidas por índios em MS

Publicado em 16/05/2013 12:23 e atualizado em 16/05/2013 19:42

Um oficial de justiça junto a um delegado federal estiveram na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), para cumprir a determinação judicial de reintegração de posse das terras, que foram invadidas por índios. Porém essa reintegração não aconteceu e o juiz concedeu mais 48 horas para que os índios se retirem do local.

Segundo a produtora rural e proprietária da fazenda Buriti, Jussimara Bacha, o delegado afirmou que a retirada dos índios não seria possível por falta de efetivo porque os índios não querem sair, causando uma situação conflitante. “Eu não acredito que em 48 horas os índios vão sair pacificamente. A justiça quer desmobilizar os nossos companheiros e a imprensa e abandonar os fazendeiros a própria sorte”, diz Jussimara.
Ainda nesta quinta-feira outras duas propriedades vizinhas a Buriti também foram invadidas. Para Jussimara não há preocupação por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio) em conter esse movimento, na verdade o interesse é segurar os fazendeiros, como se eles fossem culpados pela miséria dos índios. “Isso é uma orientação dada por ONG’s para chantagear a população que ainda tem uma visão romântica do índio”, completa.
A Polícia Federal está na fazenda para evitar o conflito entre produtores rurais e índios, porém isso não traz tranquilidade para os fazendeiros que estão se sentindo violentados. “Essa não é a primeira invasão, vivemos assustados”, afirma Jussimara. Desde 2000 os produtores vêm tentando negociar a contragosto a venda de parte das terras para a Funai, para ampliar as aldeias indígenas.  Jussimara diz acreditar que essa invasão foi uma retaliação pra tentar intimidar os fazendeiros e que a política nebulosa do governo com os índios traz insegurança pra quem produz e para a sociedade também.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

 

Clima “esquenta” na Fazenda Cambará e Índios e fazendeiros não se entendem

No inicio da tarde desta quinta-feira (16) o clima na região da fazenda Cambará ficou tenso com a chegada do produtor rural Vanth Vani Filho, logo na entrada de sua fazenda os índios se reuniram para falar sobre a ocupação.

Por pouco não houve um enfrentamento entre índios e fazendeiros, na Fazenda Cambará a conversa durou quase uma hora e não culminou em um desdobramento positivo.

As discussões foram intensas, por um lado o produtor rural Vanth tentava explicar que a invasão por parte dos índios era inútil, pois não surtiria efeito na resolução do problema, “vocês deveriam invadir a Funai, ou então ir até Brasília, mas aqui nada vão resolver”, destacou o fazendeiro. Por outro lado, líderes indígenas afirmaram que não esperam atitudes do governo e vão agir por conta própria.

O vereador Cledinaldo (PP) que é índio, ajudou a intermediar a discussão e se colocou a disposição para ir a Brasília buscar apoio do governo federal para que pague pelas terras e as repasse aos indígenas, de acordo com o vereador, sua classe vive como favelados “espremidos” e sem condições de produzir sustento proveniente da terra, por isso tem direito de reivindica-la, por outro lado o fazendeiro precisa receber por sua propriedade.

Na fazenda Buriti a questão é a mesma, Ricardo Bacha chegou na fazenda e não obteve um entendimento com os índios, a Polícia Federal está no local, porém os índios resistem.

Em entrevista ao Rural Notìcias, do Canal Rural , o proprietário da Fazenda Cambará disse que 250 produtores rurais já se encontram no local e estã determinados a agir caso os índios não recuem, deixando a área da fazenda.

Fonte: MidiamaxNews

 

 

Índios invadem quarta fazenda na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti

Cerca de 80 indígenas invadiram mais uma fazenda na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. A propriedade ocupada desde a madrugada de hoje é a Cambará, do produtor Vante Vani Filho. Policiais federais e Funai estão na região desde ontem, quando índios terena entraram na fazenda Buriti e tomaram por completo a Santa Helena e Querência São José, ocupadas desde o início do ano.

Segundo o proprietário da Cambará, durante a madrugada o grupo entrou na fazenda e chegou até a sede, comunicando aos funcionários que estavam em uma manifestação. Vante Vani está a caminho do local, mas as informações até o momento são de que os indígenas permanecem na fazenda. Na Cambará estavam quatro funcionários, duas mulheres e três crianças.

 

Leia a notícia na íntegra no site da Buriti News MS

Quarta fazenda invadida

 

Fonte: BuritiNews

 

Famasul: Mais uma propriedade é invadida por indígenas em Sidrolândia (MS)

A Fazenda Cambará, propriedade vizinha à Fazenda Buriti, invadida na madrugada de ontem (15), em Sidrolândia, também foi invadida na madrugada desta quinta-feira (16).

De acordo com o proprietário, Vanth Vanni Filho, cerca de 80 indígenas chegaram ao local, cuja área é de 1.200 hectares, gerando tumulto. Na sede da fazenda estão 12 funcionários, sendo que três são crianças, filhos dos trabalhadores da propriedade. “O que sabemos é que eles não estão sitiados e também não houve violência física”, relatou.

O proprietário, que está a caminho da fazenda, disse ainda que os indígenas estão há cerca de 500 metros da sede, nos fundos da propriedade.Na tarde de ontem, o juiz da 1° Vara Federal de Campo Grande, Ricardo Toniasso, decidiu pela reintegração de posse da Fazenda Buriti, invadida na madrugada de quinta-feira.

“O que está acontecendo em Sidrolândia é mais um episódio de uma condição que se mostra insustentável. Viemos denunciando e alertando sobre a violência crescente e estamos temerosos em relação ao que possa acontecer daqui pra frente”, lamenta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel.

Fonte: Famasul

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    Se fosse uma decisão judicial contra produtores rurais a autoridade já tinha feito cumprir, como fez em swiá missu no MT; como são os índios, fica-se protelando...A presidente Dilma não sabia dos problemas, precisou uma vaia em Campo Grande; o Vice presidente não sabia do tamanho do problema que trás os índios, o presidente Lula não sabia do mensalão... O governo PT é o governo do "não sabe de nada". Então não pode governar nosso País! Na verdade eles bem sabem o que aprontaram! Onde já se viu um grupo de indios, algumas ONGs, a FUNAI ter mais poder que o governo constituído! Rasgam nossa constituição atropelam nosso Congresso, invadem a fazem o que querem, sem respeitar nada e ninguém! Isso chama-se rabo preso! Adeus Brasil!

    0
  • Roberto Carlos Maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    Hora o dono da fazenda buriti e demais fazendas vizinhas tem condições de arrumar uma multidão de pessoas da cidade que não fazem nada(pagando é claro)mais os que trabalham nas fazendas, mais os fazendeiros,mais qualquer um que possa estar intereçado e marchar sobre esta fazenda ou qualquer outra,sem armas de fogo porém foice,machado,arco e flecha podem e baguçar e fazer pressão, queimar uns dez pneus, mais umas 200 cx de foguete,mais uns 100 tratores senão meus colegas sofredores, o governo não enxerga ninguém tem que se mostrar sair na globo fazer fumaça até Brasilia. E AGORA UMA PERGUNTA FICA NO AR MAS SERÁ QUE NÃO É ISTO QUE ELES (INDIOS E CIA)QUEREM É APARECER E SE PARAR DE VITIMA?

    0
  • beto palotina - PR

    Os agricultores sao tirados das terras a baixo de forca policial e os indinhos santinhos que invadem fazendas (armados) a policia vai ate eles pra dar protecao....

    aff so aqui mesmo

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    cade o ministro da justiça sr. jose eduardo cardoso voce acha que os indios são uns anjinhos pois eles podem tirar voce do seu cargo

    0