Alceu Moreira presidirá CPI para investigar fraudes na Funai e no Incra

Publicado em 12/11/2015 06:36

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) foi eleito hoje presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar possíveis fraudes na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsáveis pela identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas. Moreira foi eleito com 18 votos a favor e um em branco.

Por meio de nota, o deputado ruralista afirmou que a comissão deve focar o trabalho na investigação das denúncias sobre laudos antropológicos fraudulentos e adiantou que no fim do prazo previsto de 120 dias pretende apresentar uma proposta que sirva de modelo de política pública para as comunidades indígenas e quilombolas.

Moreira garantiu que a CPI não será usada para “palanque político ou atos autoritários por quem quer que seja”. Segundo ele, “todos serão ouvidos e ninguém na comissão atuará contra os interesses de indígenas e quilombolas, mas na investigação das denúncias de fraude".

Ao ser questionado sobre as tentativas do PT para impedir a criação da CPI – por meio de recursos junto à Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal (STF) -, ele defendeu a necessidade das investigações. "Quem não deve, não teme", arrematou.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário