Agricultor é morto em região de conflito com índios no sul da Bahia

Publicado em 29/01/2016 06:25

Um agricultor foi morto e outro ficou ferido na madrugada desta quinta-feira (28), em Buerarema, no sul da Bahia. A suspeita é que a morte tenha ocorrido em meio a conflitos com índios, frequentes na região.

O assassinato de um fazendeiro identificado como José Carlos foi confirmado pela Polícia Civil, que ainda não divulgou detalhes sobre as circunstâncias do conflito. Ele foi morto a tiros dentro da própria fazenda.

O agricultor que ficou ferido, identificado como Gilvan, está internado em estado grave no Hospital de Base, na cidade vizinha de Itabuna, após ter sido atingido por golpes de facão.

O presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Uma, Ilhéus e Buerarema, Abiel Santos, afirma que as fazendas foram invadidas por um grupo de índios que saquearam sacas de cacau. Uma das fazendas teve a plantação incendiada.

Ele diz que os índios romperam um acordo e voltaram a invadir fazendas na região.

A polícia, porém, também suspeita de que os agricultores estão plantando em terras indígenas. Caso seja confirmado que a área do conflito era demarcada, a Polícia Federal irá assumir as investigações.

A região de Buerarema é palco de um conflito histórico entre índios e fazendeiros e já recebeu reforço de homens da Força Nacional em 2012 e 2014. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário