Funai aprova estudos de delimitação de quatro terras indígenas no MS, PR, PA e AM

Publicado em 20/04/2016 07:43

A Fundação Nacional do Índio (Funai) aprovou na terça-feira (19), Dia do Índio, os estudos de identificação e delimitação de quatro terras indígenas localizadas em Mato Grosso do Sul, no Pará, Paraná e Amazonas. Com a medida, a Funai reconhece a tradicionalidade da ocupação dos índios que ocupam as áreas sobre suas terras. Os estudos são o primeiro passo do processo de demarcação de uma terra indígena.

Juntas, as terras indígenas Ypoi/Triunfo, Sawré Muybu, Sambaqui e Jurubaxi-Téa somam uma área de 1.408.879 hectares, onde vivem cerca de 1,9 mil pessoas. Nas áreas, vivem indígenas das etnias Munduruku, Guarani Ñandeva, Guarani Mbya e Tukano, entre outras.

A Terra Indígena Sawré Muybu tem 178.173 hectares e é de ocupação tradicional do povo Munduruku. Está localizada nos municípios de Itaituba e Trairão, no Pará..

Ocupada pelos Guarani Ñandeva, a Terra Indígena Ypoi/Triunfo tem 19.756 hectares e está localizada no município de Paranhos, Mato Grosso do Sul.

No município de Pontal do Paraná, no Paraná, a Terra Indígena Sambaqui tem 2.795 hectares e é de ocupação tradicional do povo Guarani Mbya.

Já a Terra Indígena Jurubaxi-Téa tem 1.208.155 hectares e está localizada nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, estado do Amazonas. Grupos indígenas Arapaso, Baniwa, Baré, Desana, Kuripaco, Nadöb, Pira-Tapuya, Tikuna, Tukano e Tariana vivem na área.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Emanuel Geraldo C. de Oliveira Imperatriz - MA

    ...resta saber se o Brasil pode se dar ao luxo de tornar improdutivo mais de 13% de seu território, cerca de 115.000.000 de hectares!!!.. área maior que toda a Europa! Essas áreas são ricas em minérios e biodiversidade que serão tiradas dos brasileiros! Agora seremos colonia não de Portugal, mas do "1º Mundo"... Mais ainda, a FUNAI não paga NADA pelas terras extrusadas (retiradas dos agricultores) jogando na mais completa miséria produtores rurais que tem documentos legalizados de suas terras às vezes com mais de 100 anos! PEC 215 já!

    0
    • beto palotina - PR

      Quem vc axa que sao os chefes d exploracao ilegal desas areas e o povo preocupado com sitiu e triplex

      1
    • Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG

      Realmente a mídia propagando em prosa e verso , " o sítio e o apartamento triplex " e ninguém presta atenção aonde é o ralo que levo o país ao caos !

      2
    • Emanuel Geraldo C. de Oliveira Imperatriz - MA

      Voces precisam se informar sobre a questão indígena. Desculpem mas o seus cometários precisam de conteúdo. O pais esta morrendo e os seus comentários são "macios". Saiam de cima de muro! Briguem! Vão à luta! Xinguem! Façam como o PT porem visando o BEM!

      1
    • beto palotina - PR

      s. emanuel aqui entro nunca mais sai entendeu indio mst quilombola no brasil so tem uma justica que funciona e essa q usamos

      0