Soja atua com volatilidade na CBOT à espera de novos dados sobre a safra dos EUA

Publicado em 26/05/2015 12:43

O mercado internacional da soja, apesar das oscilações limitadas, trabalha com intensa volatilidade na sessão desta terça-feira (26). Depois de testar os dois lados da tabela, por volta das 11h30 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 0,50 e 1,50 pontos entre as posições mais negociadas, com o novembro/15 cotado a US$ 9,07 por bushel. Mais cedo, as altas superavam 4 pontos. 

Essa movimentação mais tímida dos preços, no entanto, é justificada ainda, segundo analistas, pela volta do feriado do Memorial Day comemorado nos Estados Unidos nesta segunda-feira (25), em que a Bolsa de Chicago não funcionou. 

"Os futuros dos grãos trabalham voláteis nesta terça com a reabertura do mercado depois de um final de semana prolongado. E o que limita as altas que são apresentadas nesta tentativa de recuperação é o dólar mais forte no cenário internacional", explica Bryce Knorr, analista de mercado do site internacional Farm Futures. 

O foco do mercado internacional continua mantido no desenvolvimento do clima nos Estados Unidos e o impacto que exerce sobre o andamento da nova safra do país. Hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras e a expectativa dos traders é de que o plantio da soja venha concluído em algo entre 60 e 65% da área. 

Nas previsões climáticas mais alongadas divulgadas nesta terça-feira pelo departamento oficial de clima do governo dos EUA, o NOAA, o foco está nas chuvas mais pesadas que podem chegar ao sudoeste das Grandes Planícies, na região central do Meio-Oeste e no leste do país nos próximos sete dias. Já os boletins com as projeções para os períodos dos próximos 6 a 10 dias e de 8 a 14 indicam condições de tempo mais úmido e temperaturas mais elevadas se desenvolvendo a partir da primeira semana de junho. 

O mercado, ainda segundo informações do site Farm Futures, trabalha com especulações de que áreas do sul das planícies norte-americanas que estariam muito úmidas para a conclusão do plantio do milho e seriam cultivadas com soja poderiam receber a semeadura de sorgo, o que acaba sendo um outro fator de suporte para as cotações da oleaginosa na CBOT. 

Ainda na sessão de hoje, o mercado observa os futuros do óleo e do farelo de soja também operando em campo positivo mas, assim como na soja em grão, os ganhos eram modestos. 

USDA - Embarques Semanais dos EUA

Na semana que terminou em 21 de maio, os embarques norte-americanos de soja somaram 291,192 mil toneladas, enquanto o mercado apostava em algo entre 80 mil e 240 mil toneladas. No acumulado do ano, o total embarcado já soma 46.870,988 milhões de toneladas, contra 41.960,880 milhões do mesmo período da safra anterior. O USDA ainda projeta que as exportações totais da safra 2014/15 somem 48,99 milhões de toneladas. E o ano comercial só se encerra em 31 de agosto. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário