Aprosoja orienta produtores para o início da safra de soja

Publicado em 02/09/2015 15:28
Vazio sanitário termina dia 15 de setembro e agricultores se organizam para o plantio

Os produtores rurais de Mato Grosso aguardam o fim do período de vazio sanitário, em 15 de setembro, e as primeiras chuvas para iniciar a safra de soja 2015/16. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que a área plantada chegue a 9,2 milhões de hectares. Para orientar os agricultores neste período pré-semeadura, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) organizou um informe técnico com alguns pontos importantes.

“O sucesso da produção agrícola, entretanto, mesmo apresentando aptidão favorável, pode variar conforme o planejamento realizado, o acompanhamento técnico, que começa já na escolha dos insumos, a tecnologia implantada e também as condições climáticas incidentes da semeadura à colheita”, diz Eduardo Silva, analista da Aprosoja. Para esta safra, devido aos altos custos de produção, o produtor deve-se atentar aos mínimos detalhes para o sucesso e rentabilidade esperada da lavoura.

Para o planejamento da safra, o agricultor deve verificar sua capacidade operacional e os ativos imobilizados; as condições químicas, físicas e biológicas do solo, verificar a compactação e mensurar a população de nematoides; identificar ervas daninhas para fazer o manejo correto. Além disso, é necessário fazer um planejamento financeiro e um plano de ação para a safra.

Em relação ao recebimento dos insumos, a Aprosoja orienta que o produtor rural verifique notas fiscais e certifique-se de que as cargas são compatíveis em quantidade e composição; para as sementes, verifique os testes de teores apresentados pelas sementeiras, também é essencial que o produtor faça os próprios testes de germinação; para os defensivos, é preciso também observar as condições das embalagens.

Na época da semeadura, a Aprosoja orienta que o produtor verifique as condições climáticas adequadas, a profundidade, as cultivares, o tratamento de sementes e a qualidade, a população de plantas adequadas, entre outros. No caso de soja RR2, é preciso atentar para a adoção de áreas de refúgio.

É importante salientar a necessidade do acompanhamento técnico para auxílio na tomada de decisões. Também é obrigação do produtor rural fazer o cadastramento anual do cultivo de soja no INDEA-MT até o dia 15 de fevereiro e recolher a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA-MT.

Para ler o Informe Técnico completo, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário