Soja segue trabalhando em alta na CBOT nesta 2ª feira com foco no clima e novos números do USDA

Publicado em 05/10/2015 07:48

Na sessão desta segunda-feira (5), os futuros da soja seguem operando em campo positivo na Bolsa de Chicago e buscando manter o patamar dos US$ 8,70 por bushel no contrato novembro/15, referência para a safra norte-americana. Já o contrato maio/16, referência para a safra do Brasil, vinha cotado a US$ 8,90, por volta das 10h10 (horário de Brasília), e registrava alta de 4,50 pontos. 

O mercado vinha em um movimento de recuperação depois das baixas da sessão anterior, porém, ainda encontrava suporte, segundo analistas internacionais, na atualização das últimas previsões climáticas para o Meio-Oeste dos EUA. 

"Os futuros dos grãos trabalham em alta neste início de semana com preocupações climáticas em áreas chave de produção nos três continentes", diz o analista do portal internacional Farm Futures, Bryce Knorr. "Além disso, os trader estão ainda iniciando seu posicionamento antes da chegada do novo boletim de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que chega na sexta-feira (9)", completa. 

No Brasil, o plantio da nova safra já foi iniciado nos dois principais estados produtores. 

Em Mato Grosso, os produtores locais ainda enfrentam chuvas irregulares, pouco frequentes e de volume ainda limitado. As condições, que trazem bastante cautela ao produtor, chegam após um longo período de estiagem no estado e que devem se manter ainda durante esta semana.  Em Goiás e no Triângulo Mineiro, os sojicultores ainda esperam por chuvas mais expressivas para dar início à semeadura da nova temporada. 

Já no Paraná, os trabalhos de campo se desenvolvem de forma mais significativa dada as melhores condições climática, bem como acontece no sul de Mato Grosso do Sul.

Ao mesmo tempo, os traders seguem bastantes atentos às novas informações sobre a safra 2015/16 dos EUA que chegam nesta segunda-feira. O USDA traz seu novo reporte semanal de acompanhamento de safras com a atualização da área colhida e as condições das lavouras às 17h (Brasília), após o fechamento do pregão, além dos embarques semanais de grãos, com um reporte que chega no início da tarde.

"Os produtores estão focados na soja para os trabalhos de colheita e as expectativas do Farm Futures é de que o índice de área colhida chegue em 40% nesta semana, com uma manutenção das condições das lavouras", afirma Knorr. 

Mercado Técnico

Segundo analistas ouvidos pelo site internacional Agrimoney, os fundos de investimento iniciaram a semana com uma aposta mais positiva sobre as commodities agrícolas de uma forma geral nesta segunda-feira, fazendo algumas compras para a cobertura de posições no curto prazo. 

No complexo de grãos e oleaginosas, os fundos de investimentos cobriram cerca de 20 mil posições em futuros do óleo de soja negociados na Bolsa de Chicago, encorajados pelas precoupações com o impacto de uma seca na produção de palma e, consequentemente de seu derivado, em regiões produtoras importantes do Sudeste da Ásia. 

"Em relação ao clima, participantes da Globoil India conference realizada na semana passada, mantiveram sentimento altista para os óleos vegetais em decorrência do El Niño e queda na produtividade dos campos nos dois maiores produtores e exportadores globais de óleo de palma, Indonésia e Malásia. Ambos devem sofrer redução pela queda das precipitações e clima mais quente. A Indonésia deverá ter redução de 5% na produção para 31 a 31,5 milhões de toneladasem 2016, e a Malásia com uma redução de 1 milhão de tons para 19 milhões em 2016", informaram os analistas de mercado da Agrinvest Commodities em seu blog nesta segunda-feira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário