Soja acompanha informações da América do Sul e exibe leves altas nesta 2ª feira em Chicago

Publicado em 30/11/2015 11:48

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) trabalham com leves ganhos nesta segunda-feira (30). As cotações da commodity mantém o tom positivo na sessão e, por volta das 11h45 (horário de Brasília), exibiam altas entre 2,00 e 2,50 pontos. O vencimento janeiro/16 era cotado a US$ 8,75 por bushel, depois de ter iniciado o dia a US$ 8,73 por bushel.

De acordo com informações do site internacional Farm Futures, o mercado tenta recuperar parte das perdas registradas no pregão da última sexta-feira. Ainda assim, as oscilações permanecem limitadas e o foco dos investidores continua na América do Sul, com o plantio da safra 2015/16 no Brasil e a situação política na Argentina.

No caso do país vizinho, os participantes do mercado ainda avaliam qual o impacto da retirada das taxas de exportação, uma promessa do novo governo, de Maurício Macri, que assumirá a presidência no próximo mês. "A Argentina irá reduzir sua tarifa sobre exportações de soja em 5%, para 30%, quando o presidente eleito toma posse, disse o ministro da Agricultura, Ricardo Buryaile, em entrevista ao Clarín", informou o site internacional AgWeb.

Já no Brasil, a semeadura da soja anda a passos lentos e, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, até o dia 27 de novembro cerca de 78,7% da área projetada para essa temporada havia sido cultivada. Na semana anterior, o número era de 65,6% e a média para o mesmo período é de 87%.

No Centro-Oeste, as chuvas seguem irregulares e além dos casos de replantio, os produtores também relatam os incêndios em algumas áreas. Devido ao clima seco e as altas temperaturas, lavouras de Sinop, Nova Ubiratã e Tapurah pegaram fogo e o prejuízo chega a 100% para alguns agricultores.

Enquanto isso, no Paraná, o problema é com o excesso de chuvas. As previsões climáticas indicam precipitações de até 150 mm, no período de 28 de novembro a 4 de dezembro. A situação dificulta a realização dos tratos culturais e contribui para o aparecimento das doenças, entre elas a ferrugem asiática.

Ainda hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reporta novo boletim de embarques semanais. O relatório é um importante indicador de demanda e pode influenciar o andamento das negociações em Chicago. Na última semana, os embarques da soja somaram 1.853,848 milhão de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário