Goiás reduz estimativa de produção de soja para 9,8 milhões de toneladas

Publicado em 21/12/2015 13:02

A irregularidade de chuvas durante o plantio e o desenvolvimento das lavouras levou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a revisar para baixo as estimativas da safra 2015/16 de soja no Estado. Para as entidades, a área projetada em 3,35 milhões de hectares (incremento de 0,74% em relação à temporada anterior) deve produzir 9,8 milhões de toneladas, abaixo das 10,4 milhões de toneladas previstas no início de outubro, quando o plantio foi autorizado.

“Há locais com necessidade de replantio, baixo estande (população) de plantas e estresse hídrico. Haverá perdas, mas ainda não são generalizadas. Em grande parte do Sudoeste [principal região produtora], por exemplo, as lavouras estão em bom estado. No geral, a situação de Goiás ainda é melhor que a do ano passado”, explica o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro. Na safra 2014/15, o Estado colheu 8,6 milhões de toneladas, afetado por um longo período de estiagem no mês de janeiro.

Preocupação com o Norte

No momento, é crítica a situação das lavouras na porção Norte-Nordeste de Goiás. O plantio na região está atrasado devido à falta de chuvas –  em novembro, as precipitações ficaram abaixo da média, e em dezembro, há locais onde nem choveu. Produtores que conseguiram plantar já projetam perdas de 20% a 30%.

Com o calendário oficial de plantio prestes a encerrar, em 31 de dezembro, a Aprosoja-GO e a Faeg solicitaram à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) a prorrogação dessa data para que os agricultores da região consigam finalizar a semeadura. E está prevista para esta terça-feira (22/12), no Sindicato Rural de Porangatu, uma reunião com produtores, sindicatos, associações, bancos, revendas, prefeituras e demais entidades ligadas ao agronegócio para traçar um plano de mitigação dos prejuízos financeiros com a safra.

Apesar de responder por menos de 10% da produção estadual de soja, com municípios como Niquelândia, Uruaçu, Porangatu e Campinorte, essa região foi destaque em produtividade nas duas últimas safras, por ter sido a menos afetada pelas condições climáticas adversas. Na temporada 2014/15, a média obtida no Norte foi 48,13 sacas por hectare ante 41,46 sacas por hectare colhidas no Sudoeste de Goiás. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja - GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário