Goiás inicia colheita da safra 2015/16 de soja

Publicado em 21/01/2016 16:06

Ainda que de forma pontual, a colheita de soja em Goiás teve início esta semana. Por enquanto, as máquinas estão trabalhando em áreas irrigadas que foram plantadas no início de outubro, a exemplo de Cristalina, no entorno do Distrito Federal, e em parte do Sudoeste goiano, nos municípios de Jataí e Rio Verde.  

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), estima para a safra 2015/16 uma produção recorde de 9,8 milhões de toneladas – 13,6% maior que o resultado da temporada 2014/15. "Apesar dos problemas climáticos iniciais, a maior parte do Estado está tendo uma safra bastante interessante, com boas perspectivas de produtividade", afirma o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro.

O auge da colheita em Goiás deve ocorrer mesmo na segunda quinzena de fevereiro, já que a maioria das lavouras está no período reprodutivo, de florescimento e enchimento dos grãos. Segundo Palavro, pragas e doenças não vem causando danos significativos nesta safra, mas é necessário monitoramento constante. "Os produtores devem ficar atentos com a possível pressão de ferrugem asiática, potencializada pelo atraso no plantio e a forte umidade neste mês. Também merecem atenção o complexo de lagartas, percevejos e as doenças de final de ciclo", explica.

Já na porção Norte-Nordeste do Estado, a semeadura da soja só foi concluída no dia 15 de janeiro, data limite da prorrogação do plantio. Com a demora na implantação das lavouras, causada pela estiagem no final de 2015, alguns produtores dessa região substituíram o cultivo da oleaginosa pelo milho que, a essa altura, consegue uma janela de produtividade melhor.

Abertura Oficial da Colheita

Na próxima semana, nos dias 28 e 29 de janeiro, a Fazenda Capão Grande (GO-436, Km 25), em Cristalina (GO), sedia a Abertura Oficial da Colheita de Soja. Esse evento de abrangência nacional é o ponto alto do Projeto Soja Brasil, que percorre as principais regiões produtoras do País para levar informações aos agricultores e acompanhar o desenvolvimento da safra de soja.

A Abertura da Colheita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e Canal Rural, em parceria com a Aprosoja-GO e o Sistema Faeg/Senar. “Goiás vai receber o Soja Brasil com muito orgulho, mostrando o que temos de melhor, tanto em variedade, como em eficiência e gestão das propriedades", ressalta o presidente da Aprosoja-GO e vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira.

O evento terá um Dia de Campo (28), com palestras para a atualização dos produtores rurais e profissionais do agronegócio, e no dia seguinte (29), o ato simbólico de início da colheita no País, com máquinas em campo e a presença de autoridades. As inscrições para os dois dias de evento são feitas no site www.projetosojabrasil.com.br. Em cada dia de programação, os participantes devem levar um produto de higiene pessoal, que será doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cristalina. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja/GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário