Lavouras de soja do RS se aproximam da colheita com boas condições, diz Emater

Publicado em 11/02/2016 16:19

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - Cerca de dois por cento das lavouras de soja do Rio Grande do Sul, terceiro principal Estado produtor do país, já estão em fase de maturação, aproximando-se da colheita, e apresentam bom porte, beneficiadas pelas atuais condições climáticas, disse nesta quinta-feira a Emater/RS.

Também há 17 por cento de área em desenvolvimento vegetativo, 36 por cento em floração e 45 por cento na fase crucial de enchimento de grãos, destacou a entidade, ligada ao governo do Estado.

"As consequências do período de 20 dias sem chuvas ocorrido no mês de janeiro em algumas regiões, como no Noroeste do Estado, foram mínimas, em razão das chuvas das duas últimas semanas, pois se constata boa recuperação da maioria das lavouras que apresentam excelente visual, o que deixa os produtores animados", disse a Emater, em relatório semanal.

A Emater destacou ainda que há baixa incidência de pragas em decorrência do controle preventivo e do clima favorável ao controle natural.

O Rio Grande do Sul é considerado um Estado chave na definição da safra brasileira, uma vez que tem um calendário de cultivo mais atrasado em relação a outras áreas importantes, como Centro-Oeste e Paraná, e já registrou perdas significativas em anos anteriores devido ao excesso ou à falta de chuvas.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário