Código Florestal Brasileiro e Moratória da Soja serão analisados na 11ª Conferência da RTRS

Publicado em 30/05/2016 11:05
As inscrições podem ser feitas durante o evento ou pelo site http://www.responsiblesoy.org/annual-conference

Nos dias 1 e 2 de Junho, Brasília-DF será sede da 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) que reúne produtores, representantes da indústria, autoridades e sociedade civil com objetivo de criar um fórum de diálogo global e multilateral sobre a soja. Nesta edição, o tema do evento se baseia na união de forças para um futuro sustentável e tem como proposta encontrar soluções por meio da colaboração.

Os temas em discussão serão a experiência brasileira e o impacto global dos projetos de uma das principais fontes mundiais de soja responsável; qual é o futuro da moratória da soja; o código florestal e suas implicações; iniciativas de paisagem e sua contribuição como solução para a oferta de soja responsável; desenvolvimento de mercado e os compromissos para apoiar o desmatamento zero; e a cooperação internacional no mercado.

Para o presidente da RTRS, Olaf Brugman, é preciso apoiar todas as iniciativas que visam à sustentabilidade das cadeias de suprimento de soja sustentável. “Além disso, é necessário ir além do setor da soja e contribuir para o panorama mais amplo: a cadeia de suprimentos agrícolas. Alguns dos desafios comuns para nossas cadeias de suprimentos são atender às necessidades nutricionais e de abastecimento de alimentos, dentro dos limites do planeta; lutar contra o aquecimento global e atingir o desmatamento líquido zero para promovermos um desenvolvimento econômico viável e legítimo em paisagens vulneráveis”, comenta.

Ele destaca que o evento busca encontrar resposta para esses questionamentos em um dos países produtores de soja mais importantes do mundo. “Teremos a oportunidade de discutir e aprender com a experiência, os desafios e a realidade do Brasil”, finaliza.

Programação

A conferência ocorrerá nos dias 1 e 2 de junho no hotel Royal Tulip, em Brasília-DF. No primeiro dia, serão abordados conceitos jurisdicionais e o futuro das políticas públicas, planejamento da paisagem e inteligência, questões ambientais, cadeia de fornecimento de soja responsável e suprimentos, tecnologia e inovação no campo. Já no segundo dia, os temas inclusão, escravidão moderna, exclusividade e uso e direitos às terras serão debatidos pelos participantes.

A abertura do evento será realizada pelo presidente da RTRS, Olaf Brugman, e pelo ex-ministro da Agricultura e atual Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, que irão debater sobre o futuro da soja responsável e como a colaboração de todas as partes podem ajudar o processo. A dinâmica do encontro visa priorizar a discussão e a participação dos convidados em todas as plenárias.

Na primeira plenária do dia 1 de junho, os palestrantes Terence Baines da Unilever, Darcy Getulio do Clube Amigos da Terra e Arnaldo Carneiro da Agrocoine introduzirão três temas-chaves discutidos durante o dia: “Planejamento da paisagem e inteligência” e “Compras a partir de fontes responsáveis na cadeia de suprimentos”, “Tecnologia e inovação no campo e Abordagens jurisdicionais”.

Após esse momento, os participantes se dividirão em três sessões paralelas de diálogo para discutirem cada tema com líderes de organizações internacionais (Bayer, Marks and Spencer - M&S, The Nature Conservancy - TNC, The Sustainable Trade Initiative - IDH, Unilever, World Wildlife Fund - WWF, entre outras) e representantes de entidades brasileiras (Agroicone, Agrosatélite, Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG, SLC Agrícola, Usina Iracema, entre outras). Na próxima sessão paralela, haverá um diálogo em grupo para debater o caminho para a soja sustentável, quais fatores conduzem a agenda de soja sustentável e o que cada um precisa fazer para levá-la à frente.

Em seguida, haverá equipes de trabalho em que os participantes serão divididos por região e áreas comerciais de interesse para abordar “Possibilidades de negociação: Europa - América do Sul”; “Oportunidades de negociação: Ásia - América do Sul”; “Mercados produtores: Argentina - Bolívia - Brasil – Paraguai”, “Mercados de produtores e oportunidades comerciais: América do Norte”. No fim do dia, todos os participantes se reunirão para receber um feedback e a consolidação dos resultados das discussões em sessão e nos plenários paralelos.

Em 2 de junho, a primeira palestra analisa como as cadeias de fornecimento de soja podem promover inclusão social e desenvolvimento equitativo. Serão apresentados quatro temas-chave: “Quais são as dimensões da escravidão moderna e quem é responsável?”, “Quais são as lições aprendidas com a promoção de cadeias de valor mais socialmente inclusivas para os pequenos agricultores, mulheres e pobres?”, ”Produção de soja e direitos das terras indígenas: o que podemos aprender?” e “Como os riscos e oportunidades ambientais e sociais se sobrepõem e como podemos ter uma abordagem integrada de ambos?”. O sociólogo Caio Magri, do Instituto Ethos, Ashis Mondal, da ASA, Marco Pavarino do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e outros especialistas renomados participarão dessa etapa. 

Depois desse momento, haverá uma sessão para esclarecer possíveis dúvidas e reunir ideias do que pode ser feito para incrementar a produção e a comercialização de soja responsável. A última atividade será um resumo das reuniões e um encerramento do evento. 

Serviço:

11ª Conferência anual da RTRS - A união de forças para um futuro sustentável

Data: 1 e 2 de junho de 2016

Localização: Hotel Royal Tulip, Brasília-DF

Haverá tradução simultânea para o Inglês, Português e Espanhol

Inscrições: www.responsiblesoy.org/

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Atualmente a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. www.responsiblesoy.org/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
RTRS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário