Soja: Em dia de volatilidade e novos boletins do USDA, mercado volta a recuar em Chicago

Publicado em 30/06/2016 11:48

O mercado internacional da soja começou a sessão desta quinta-feira (30) - dia de relatórios do USDA - em campo positivo, porém, passou a registrar um novo movimento de realização de lucros e voltou a operar em campo negativo na Bolsa de Chicago. Assim, por volta das 11h30 (horário de Brasília), as posições mais negociadas perdiam de 10,50 e 12 pontos, com o novembro/16 cotado a US$ 11,02 por bushel.

A volatilidade já vinha sendo esperada por analistas e consultores de mercado, afinal, além de o momento ser de pleno desenvolvimento do mercado climático com o andamento da nova safra norte-americana, o Departamento de Agricultura do país traz hoje três novos reportes e mexe com o equilíbrio dos grãos. Os boletins serão divulgados às 13h (horário de Brasília).  

Expectativas para o USDA

Estoques Trimestrais - Um dos reportes do USDA traz os números dos estoques trimestrais norte-americanos em 1º de junho de 2016 e a média das expectativas do mercado é de 22,67 milhões de toneladas, podendo variar de 21,34 milhões a 23,46 milhões. O volume é menor do que o registrado em junho de 2015 - 17,06 milhões de toneladas - e, em 1º de março deste ano, o total era de 41,67 milhões de toneladas. 

Área de Plantio - As expectativas para a área cultivada com a soja variam de 33,43 milhões a 34,68 milhões de hectares. A média, de 33,98 milhões, é maior do que o reportado pelo USDA em março, de 33,28 milhões de hectares e também em relação a números divulgados no final do ano passado, de 33,45 milhões. 

Os dois relatórios saem às 13h (horário de Brasília) e, mais cedo, ainda durante a manhã, serão atualizados os números das vendas semanais para exportação dos Estados Unidos, informações que também têm mexido com o mercado de forma bastante expressiva nos últimos pregões. A demanda pela soja americana, afinal, tem se mostrado mais intensa nos últimos meses, quando a oferta brasileira foi se tornando mais limitada e, consequentemente, mais cara. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário