Leilão de soja na China vai aliviar aperto da oferta doméstica, dizem analistas

Publicado em 14/07/2016 10:28

logo mini reuters noticias

PEQUIM (Reuters) - A China, maior comprador global de soja, vai realizar um leilão de 300,4 mil toneladas de suas reservas temporárias da oleaginosa na sexta-feira, em um movimento que pode ajudar a aliviar o aperto da oferta doméstica, disseram analistas.

Pequim não deu detalhes sobre novas vendas de suas reservas, mas a expectativa e de que aconteçam mais leilões nas próximas semanas. Os leilões poderiam ajudar a aliviar uma falta de soja no mercado doméstico, que fornece para a produção de alimentos, e também compensariam uma esperada queda nas importações, que tipicamente atendem à demanda para alimentação de animais.

"Os atuais dados de embarques mostram apenas 2,7 milhões de toneladas chegando em setembro, então há uma falta de entre 3 e 4 milhões de toneladas", disse um centro oficial de informações sobre grãos da China (GNGOIC) em relatório diário nesta quinta-feira.

O CNGOIC espera que os leilões forneçam até 1,5 milhão de toneladas do grão para o mercado, o que poderia pesar sobre os preços da soja e elevar as margens dos processadores, que usam a soja para alimentação de animais.

A venda incluiria soja das safras de 2010 e 2012, disse o Centro Nacional de Comércio de Grãos em comunicado nesta semana.

A China não revelou o tamanho de suas reservas, mas estima-se que elas somem cerca de 5 milhões de toneladas de soja, disse o analista da Galaxy Futures, Liang Yong. "Se o preço do leilão for aceitável para processadores e operadores, será útil para aliviar a falta de oferta no curto prazo".

(Por Dominique Patton)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Roberto Cadore Cruz Alta - RS

    Talvez o governo chinês tente forçar agora uma queda no preço da soja, leiloando seus estoques, na expectativa de comprar mais barato com o aumento da oferta de uma grande safra norte-americana. Se o estoque chinês for realmente de 5 milhões de toneladas de soja, essa notícia por si só já deve ter influenciado o mercado.

    2
  • Felipe Loeff Chapadao do Sul - MS

    Segundo o USDA a China deve consumir durante ano safra 2015/16, 95,25 milhões de ton da soja, 300 mil ton, é um pouco mais do consumo diário do pais, dificilmente vai resolver a situação de aperto na oferta domestica chinesa. Vamos continuar de olho, abraço a todos.

    1
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Bem colocado Felipe, se edta leiloando ou é edtoque velho e ou não estão conseguindo manter o fluxo de importações

      1
    • Roberto Viel Lacerdópolis - SC

      O USDA também cá pra nós, já não tinha soja a 60 dias atraz, agora continua exportando nunca acaba, deve ser soja brasileira, só pode, ou tem coisa errada, informação que não procede.

      1
    • Roberto Viel Lacerdópolis - SC

      Pelo que sei grão não dá cria, ou será que já conseguiram alguma fórmula mágica.

      1
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

    O Sr. Liones Severo poderia nos dar uma palhinha e comentar qual o significado da China estar leiloando seus estoques de soja. Será que está faltando soja para importação?

    0
    • Roberto Viel Lacerdópolis - SC

      Acredito que esteja faltando soja sim, mas tem uma quantidade de gente que informa o que lhes convêm. Na minha opinião é não vender, com soja depositada, você consegue recursos em qualquer banco.

      0
    • Roberto Viel Lacerdópolis - SC

      Olha o caso do milho, a Agroindústria Indústria quando tem muita oferta derretem os preço, basta 50 grão em um carreta estarem fora do padrão, desclassificam a carga toda, agora recebem até cascalho, eles que plantem ou que paguem o preço.

      0
    • Carlos Henrique de Morais souza Jatai go - GO

      Não se tem soja tanto no Brasil ,tanto na Argentina,isso por que ainda não fez 90 dias que acabou a colheita no Brasil ,também como não tem mais que sessenta dias que encerrou na Argentina , imaginem-se nos Estados Unidos que tem se quase um ano de entre safra ...a China nunca revela o seu segredo ,sabe bem nosso caro Liones severo que muito nos ensina ,será que se der uma quebra de apenas cinco por cento nos eua , os chineses vão desclassificar soja nos navios ...sem contar que a Índia está a caminho do que a China percorreu alguns anos atrás...portanto o mercado agora é clima lá e clima cá .. Vamos ter dificuldades em semear a próxima safra...recursos escassos , produtores de todo país tiveram problemas nas últimas safras.vamos ficar atentos .

      1