Soja MT: Médio-norte apresenta condições pluviométricas e produtores intensificam o plantio, diz Imea

Publicado em 27/09/2016 10:15

No último final de semana os produtores de MT iniciaram a semeadura de soja no Estado. Até o momento o Imea estima que 1,2% das áreas já foram semeadas, o que corresponde a 112,4 mil hectares, segundo a última estimativa de área.

Observa-se que grande parte das áreas semeadas pertencem a produtores, que utilizam pivôs, e também nas áreas convencionais sem irrigação localizadas nas regiões que já possuem índices pluviométricos ideais.

Com isso, o avanço da semeadura indica 0,66 p.p. à frente ao do mesmo período da safra 15/16, devido às chuvas que não chegaram ao campo no mesmo período do ano passado.

Os produtores devem intensificar a semeadura nas próximas semanas visando garantir uma boa janela para as culturas de segunda safra, com as atenções voltadas para as previsões climáticas, a fim de evitarem os problemas ocorridos no início da safra 15/16. 

Os índices pluviométricos registrados nas principais regiões produtoras de soja em MT até o momento têm contribuído para o início dos trabalhos no campo. A médio-norte, principal região produtora, já apresenta uma previsão de pluviosidade em set/16 superior ante o mesmo período do ano passado e a média dos últimos cinco anos.

De maneira oposta, as regiões sudeste e nordeste devem encerrar set/16 com uma pluviosidade inferior ao mesmo período de 2015, sendo que, para a sudeste, espera-se que o mês de out/16 “recupere” a pluviosidade perdida, já para a nordeste, espera-se um novo déficit ante out/15.

A situação pluviométrica no oeste e no norte do Estado apresenta significativa melhora se comparada a set/15, quando não se registrou precipitação, prejudicando as localidades. As estimativas para out/16 indicam uma boa perspectiva de chuva, mesmo assim os produtores até o momento seguem cautelosos devido aos problemas apresentados no ano passado. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário