Clima deve beneficiar produção de soja em Lucas do Rio Verde (MT)

Publicado em 07/10/2016 14:39
Agricultores da região esperam por chuvas regulares até o final do ano para o desenvolvimento da cultura

São Paulo, 07 de outubro de 2016 - Ainda é muito cedo para afirmar, mas os produtores de soja do Mato Grosso estão otimistas com a próxima safra. Depois de um grande período de seca, voltou a chover no estado, favorecendo a fase inicial da cultura. A ocorrência de pancadas de chuva na região melhoraram os níveis de umidade no solo.

A chuva não atingiu toda a região de forma homogênea, por isso muitos produtores ainda aguardam para iniciar o plantio. De acordo com a Climatempo, há previsão de pluviosidade em Mato Grosso até a próxima terça-feira (11), o que deve beneficiar o desenvolvimento das lavouras semeadas.

Em Lucas do Rio Verde, aproximadamente 25% da área total já foi plantada e se o clima continuar favorável, os resultados devem ser positivos. “Ainda não se sabe se vai favorecer a produção, mas a princípio a condição é boa e a planta já está germinando”, explica Carlos Alberto Simon, presente do sindicato rural da cidade.

A relação entre a soja e o clima é bem simples. Sem água, a cultura não se desenvolve. É ideal chover regularmente, pelo menos uma vez por semana, junto a temperaturas amenas. Se a pluviosidade continuar até o final do ano, as chances de uma boa safra são grandes, mas também é preciso ficar atento ao manejo. “Às vezes, o clima é favorável, mas podem surgir pragas na lavoura”, conta Simon.

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a previsão para os próximos quinze dias indica chuvas irregulares sobre toda a região Centro-Oeste. A tendência é que o regime de pluviosidade só se torne regular no início de novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário