Falta de chuvas afeta solo para plantio de soja em Dourados (MS)

Publicado em 20/10/2016 07:05

A falta de chuvas em setembro ainda prejudica o solo para o plantio de soja, que começou esse mês. As chuvas que ocorreram no início do mês ainda não foram suficientes para tornar o solo em condição ideal, mas já amenizaram os impactos. Segundo o pesquisador e agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, ainda faltam 40 mm de chuva para recuperar a umidade ideal do solo.

"Até o início de outubro o solo estava seco e o plantio de soja era uma preocupação para os produtores que precisam plantar o mais cedo possível para prevenir que o plantio do milho não seja afetado com riscos de geada num eventual plantio tardio. O que melhorou as condições do solo foi a chuva ocorrida nos dias 13 e 14 deste mês que somaram 50 mm e elevou para satisfatória as condições do solo. Apesar disso são necessários mais 40mm para tornar o solo em condição ideal", destacou.

Segundo o pesquisador, a maioria das lavouras cultivadas encontra-se na fase de emergência ou seja, fase em que a planta vai brotar. Nesse estágio, a cultura não tem grandes exigências de água, como ocorre no estágio reprodutivo da lavoura, porém a umidade é necessária para promover um bom estabelecimento da lavoura por meio da germinação completa das sementes cultivadas, descreve.

Leia a notícia na íntegra no site do O Progresso

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Progresso

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário