Soja: Clima é dúvida para quem já plantou e para quem ainda irá semear

Publicado em 27/10/2016 15:21

No Brasil, o plantio da soja da safra 2016/17 já está completo em 28% da área projetada para essa temporada, conforme estimativas das consultorias privadas. E os trabalhos nos campos estão ligeiramente acima da média para o período. De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os produtores poderão colher entre 101 milhões a 104 milhões de toneladas do grão neste ciclo.

Apesar das estimativas positivas, muitos produtores brasileiros seguem preocupados com as previsões climáticas. Em algumas regiões, as lavouras já sentem a ausência de chuvas e o replantio das áreas começa a ser considerado. Em outras localidades, as chuvas ainda não foram suficientes para o início dos trabalhos nos campos. No caso do Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, a apreensão é decorrente do excesso de precipitações.

Mato Grosso

No maior estado produtor do grão, a semeadura chegou a 42,27% até o último dia 20 de outubro. O índice está bem acima do registrado no mesmo período do ano anterior, de 19,57%. As informações foram divulgadas pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Ainda assim, principalmente no Vale do Araguaia, as chuvas irregulares preocupam e, segundo as previsões, as precipitações só serão mais regulares a partir da segunda quinzena de novembro.

Em Canarana, o presidente do Sindicato Rural, Arlindo Cancian, destaca que é difícil ter um panorama sobre o plantio diante da irregularidade das chuvas. "As precipitações continuam isoladas, então grande parte dos produtores ainda aguardam a consolidação das chuvas para iniciar os trabalhos nos campos. Alguns até arriscaram e agora estão apreensivos com o clima", reforça.

Na região de Água Boa, o cenário é bem semelhante, com as chuvas localizadas. “O plantio está lento e uma há uma preocupação com o replantio em algumas áreas. Acredito que os produtores irão analisar o clima e investir em variedades precoces de soja para depois poder fazer a semeadura da safrinha”, destaca o produtor rural da região, Gilmar Dell Osbel.

Já em Diamantino, há localidades que não recebem chuvas há mais de 22 dias. "Está praticamente tudo parado e em algumas áreas será necessário o replantio. Até o momento, temos em torno de 40% da área semeada. Os produtores buscam fechar a soja para realizar o plantio da safrinha de milho", explica o delegado da Aprosoja na região, Altemar Kroling.

Diante do atraso nos trabalhos nos campos, os produtores rurais de Vera aproveitaram as chuvas recentes e aceleraram o plantio. “O que antes plantávamos em 20 dias, estamos cultivando em 5 dias. O grande problema é a concentração de plantio, pois se tivermos chuvas na colheita também poderemos ter perdas na safra”, acredita o presidente do Sindicato Rural, Vidimar Siliprandi. Na região, em torno de 80% da área já foi semeada até o momento.

No caso de Campo Novo do Parecis, a semeadura da oleaginosa já está completa em 85% da área projetada para essa safra. “Estamos na reta final e a perspectiva é que até meados da próxima semana já tenhamos finalizado esse trabalho no campo. Ainda temos chuvas irregulares, mas o cenário é melhor em comparação com anos anteriores. Tivemos somente dois casos de replantio na região, produtores que arriscaram a semeadura”, ressalta a presidente do Sindicato Rural, Giovana Velke.

Goiás

Em Goiás, o plantio da soja está próximo de 20%, um atraso se comparado com a média histórica para o período, de 50%, segundo explica o assessor técnico da Faeg (Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás), Pedro Arantes. “Temos regiões com chuvas muito irregulares e localidades sem precipitações há mais de 15 dias. A perspectiva é as chuvas melhorem a partir da próxima semana”, completa o assessor.

A janela ideal de plantio do grão termina no final do mês de novembro no estado. “Depois desse período já poderemos ter alguma preocupação em relação à produtividade dessas lavouras e também com a janela ideal de plantio da segunda safra”, pondera o especialista.

Mato Grosso do Sul

As chuvas retornaram ao Sul do estado, somente em Laguna Carapã, a chuva acumulada nesta quarta-feira (26) ficou entre 40 mm a 50 mm. “As chuvas vieram para tranquilizar os produtores e contribuir com os trabalhos nos campos. Na região, estamos caminhando para a finalização do cultivo do grão. A nossa preocupação é em relação ao menor volume de chuva previsto de agora em diante e também com as temperaturas mais baixas, que podem afetar a produção”, destaca o técnico agrícola da Ellite Agropecuária, Antônio Rodrigues Neto.

Conforme os dados do último levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Aprosoja Mato Grosso do Sul, a área cultivada já ultrapassa 36,40% da área projetada para essa safra, de 2,520 milhões de hectares.

Tocantins

O vice-presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, destaca que, até o momento, em torno de 5% da área foi plantada com a soja no estado. “As chuvas continuam pontuais e depois das perdas registradas na safra passada, os produtores estão mais cautelosos. A perspectiva é que as chuvas melhorem a partir do dia 15 de novembro”, completa.

A região de Sucupira não registra chuvas consistentes há mais de 15 dias. “Com isso, os agricultores receosos em relação ao plantio. Em algumas regiões do estado como Aliança, Nova Rosalândia e Santa Rita, temos um acumulado de chuvas maior. Na nossa região, o plantio acontece somente em áreas com pivô, porém, até nessas áreas já está faltando água para irrigação”, afirma o produtor rural da região, Wellington Almeida Rodrigues. A janela ideal de plantio do grão na região ocorre no período de 15 de novembro a 10 de dezembro.

Paraná

De acordo com informações do último boletim do Deral (Departamento de Economia Rural), em torno de 47% da área já foi cultivada no estado. E, segundo explica o presidente da Aprosoja Paraná, José Eduardo Sismeiro, o estado tem diferentes etapas de plantio.

“Temos lugares em que a soja está começando a florescer e, por isso, a nossa preocupação com a previsão de temperaturas mais baixas para esse final de semana, próximas de 10ºC. E nas regiões Noroeste e Oeste, essa soja já pegou muito frio e pode ter o desenvolvimento atrasado. Já no Norte, temos chuvas ainda mais irregulares”, disse a liderança.

Rio Grande do Sul

Ao contrário de grande parte do país, o estado gaúcho tem sido castigado com o excesso de chuvas. Segundo o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, a grande preocupação nesse instante é a colheita da safra de inverno.

"Temos uma média de chuvas ao redor de 200 mm e precisamos retirar as culturas de inverno para darmos continuidade ao plantio da soja. Ainda assim, será necessário entre 2 a 3 dias de sol para que o produtor consiga entrar nas áreas e plantar a oleaginosa", destaca a liderança.

Conforme último boletim informativo da Emater/RS, a semeadura do grão evoluiu pouco devido às chuvas constantes e a área cultivada estava próxima de 1%. No estado, a janela ideal de plantio da oleaginosa se dá ao longo do mês de novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário