Na Folha: Plantio de soja flui bem, e safra poderá ser recorde

Publicado em 08/11/2016 06:24

Enfim o Brasil deverá ter uma safra de soja acima dos 100 milhões de toneladas. Um volume também esperado nas safras anteriores, mas que não se confirmou.

O ponto de partida favorável deste ano é o plantio. As máquinas avançam rapidamente sobre as áreas destinadas à oleaginosa, e o clima aponta condições bem mais favoráveis do que as de 2015.

No ano passado, devido à seca, o plantio foi retardado em várias regiões, adiando a colheita e dificultando até a safrinha de milho.

Um cenário favorável neste ano é o do norte do Paraná, Estado que tem a segunda maior produção do país.

Os produtores semearam com o solo úmido e não faltaram chuvas após o plantio.

Com clima favorável, o volume da safra de soja de 2016/17 poderá ficar perto dos 105 milhões de toneladas.

A AgRural estima 100 milhões, enquanto a Safras & Mercados prevê 103,5 milhões. O Usda (Departamento de Agricultura dos EUA) estima 102 milhões, enquanto a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) prevê até 104 milhões de toneladas.

A safra começou bem, continua boa, com apenas sinais de alerta nos Estados do Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde há atrasos no plantio, avalia Daniele Siqueira, analista da AgRural.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário