Soja passa a operar em campo negativo nesta 4ª em Chicago com nova realização de lucros

Publicado em 30/11/2016 12:38

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago recuam na tarde desta quarta-feira (30). Os preços, que chegaram a testar algumas ligeiras altas mais cedo, voltaram ao campo negativo e, por volta das 13h15 (horário de Brasília), perdiam entre 3 e 4,50 pontos nos principais contratos. O contrato maio/17, referência para a safra do Brasil, perdia os US$ 10,60 e já era negociado a US$ 10,54 por bushel. 

Mais cedo, o mercado vinha sendo positivamente influenciado pela disparada do petróleo nas bolsas norte-americanas, após o anúncio de um acordo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para reduzir a produção. Leia mais:

>> Petróleo: Opep fecha acordo para corte na produção; preços disparam nesta 4ª

No entanto, os investidores parecem dar continuidade à sua realização de lucros, movimento que, inclusive, é típico desse período de final de mês, e depois de sete pregões consecutivos de avanço.  

As cotações, no entanto, ainda obedecem a boa parte de seus fundamentos, entre eles, os de demanda e os de clima na América do Sul, principalmente. E, depois de um período sem novidades vindas da China, nesta quarta, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou uma nova venda de 123 mil toneladas da oleaginosa da safra 2016/17 para a nação asiática, ajudando a limitar as perdas na CBOT. 

Como explica o vice-presidente do Price Futures Group, Jack Scoville, os preços da soja ainda têm potencial para registrar novas altas, inclusive com suporte das especulações climáticas para a temporada sulamericana. No entanto, o analista internacional faz um alerta sobre para o começo de uma precificação por parte do mercado de uma migração da demanda pela soja norte-americana para o Brasil e a Argentina, na medida em que os preços por aqui se tornem mais competitivos. 

Fato é que o consumo segue crescendo. "A boa notícia é que, na China, os indicativos da soja em alta e mais as boas margens de lucros que as indústrias estão registrando neste momento seguem como apelo para novas e volumosas compras no mercado nos próximos dias", diz Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário