Continuidade das chuvas pode agravar queda de vagens na soja

Publicado em 23/01/2018 10:56

LOGO nalogo

Queda de vagens na soja - Paraná

As condições climáticas têm que começar a mudar em regiões onde o abortamento de vagens está castigando lavouras de soja para que o problema possa ser, pelo menos, atenuado. A afirmação é de Antônio Paulino da Costa Netto, professor de fisiologia vegetal da UFG (Universidade Federal de Goiás). Afinal, o excesso de água no solo, combinado a outros fatores, tem sido principal combustível para a ocorrência desse fenômeno em algumas regiões do Brasil.

A situação mais grave tem sido registrada no Paraná e a continuidade das chuvas em excesso poderia agravar o cenário. Embora as perdas já sejam consolidadas em quase todos os casos, as lavouras que foram semeadas mais tarde poderiam ter o quadro ao menos minimizado, ainda segundo explica o especialista. "Se o tempo abrir e o solo secar um pouco, essas raízes voltam a respirar de forma aeróbica e trazer alguma capacidade de recuperação. O importante é a planta conseguir manter suas vagens do terço médio da planta, que é onde se produz 50% do peso total das sementes", diz Paulino. 

Queda de vagens na soja - Paraná

Queda de vagens na soja - Paraná

Queda de vagens na soja - Paraná

No entanto, ele lembra ainda que, mesmo que isso aconteça, há ainda a possibilidade de que os grãos apresentados tenham menor qualidade, como menos peso e coloração mais esverdeada. Isso poderia acontecer com a água - após os problemas já sofridos - parando de chegar às vagens e aos grãos antes do tempo ideal para que haja um bom enchimento.

"O que estamos vendo hoje é uma combinação de fatores, de problemas que ocorreram desde o estabelecimento das plantas até a época do plantio", completa. E o importante agora são os sinais e alertas que ficam para as próximas safras, entre eles, a conservação dos solos.  

Queda de vagens na soja - Paraná

Queda de vagens na soja - Paraná

Queda de vagens na soja - Destacão

Imagens mostram as perdas causadas pela queda de vagens no Paraná

"Os produtores brasileiros precisam se lembrar de que essa é a base", alerta o professor. Há a necessidade de acompanhar ainda, diariamente, a correção desses solos com técnicas mais precisas - como a do plantio direto e a de rotação de culturas - já que é ali que todo o trabalho começa. 

"Com os dias muito nublados e temperaturas mais baixas há uma menor taxa fotossintética", explica o professor, justificando essa menor energia que a planta tem para concluir seus processos. "Em locais onde houve muita chuva na época do plantio, as plantas já estavam estressadas e agora sentem ainda mais", diz. 

O excesso de água no solo acabou por prejudicar o sistema radicular das plantas, que estão respirando de forma anaeróbica, reduzindo a capacidade de produção de carboidrato para que houvesse uma boa formação de vagens e enchimento de grãos e, consequentemente, resultando em uma menor capacidade produtiva desses pés de soja. 

A queda das vagens é como uma forma de proteção das plantas e ocorreu mesmo depois de uma excelente fase de florescimento nessas regiões. Há locais em que esse problema foi registrado em algo entre 60% e 70% da região produtiva. 

 

Em Doutor Camargo, no norte paranaense, já há perdas efetivadas em função da queda de vagens, segundo relata o produtor local Ildefonso Ausec, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta terça-feira (23). As chuvas, porém, continuam na região. 

Veja mais:

>> Em Doutor Camargo (PR), soja já tem perda consolidada com queda das vagens

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário