Produtor de cana busca mais ações contra ‘eterna’ dívida de usinas

Publicado em 22/03/2013 10:57
A inadimplência de usinas pernambucanas com seus fornecedores de cana de açúcar permanece mesmo sendo elas punidas pelo governo do estado com a perda do crédito presumido do ICMS. Diante da situação, os produtores farão uma assembleia geral nesta segunda-feira (25), às 10h, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Eles vão debater sobre a possibilidade de adotar novas ações contra o descaso. Os agricultores filiados ao Sindicato dos Cultivadores de Cana de Estado (Sindicape) também participam do encontro.
 
Na esperança de resolver o impasse, há um ano, o governador Eduardo Campos publicou o Decreto nº 37.832, atendendo a reivindicação dos canavieiros. Ele suspendeu o benefício fiscal das unidades enquanto o passivo não fosse quitado, mas, ainda assim, elas continuam devendo. Para o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, a situação é um absurdo. “As usinas precisam honrar com os respectivos compromissos empresariais, a começar pelo pagamento do agricultor que planta, colhe e fornece a matéria prima para as usinas produzirem açúcar e etanol”.
 
O dirigente lembra que as unidades industriais também possuem dívidas com a AFCP e o Sindicape, além do passivo direto com os produtores. “As usinas estão se apropriando indevidamente de valores percentuais que são descontados no ato da comercialização do açúcar e do etanol e deveriam ser repassados às entidades dos fornecedores como taxa de manutenção dos órgãos de classe”, conta. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AFCP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário